TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso sobre a origem e base da desigualdade entre os homens

Por:   •  12/3/2018  •  Tese  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso Sobre A Origem E Os Fundamentos Da Desigualdade Entre Os Homens. Trad. Maria Ermantina Galvão. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

 

 

Discente: Igor Clinton

Docente: Rodrigo Pereira

Disciplina: PCAA

 

Um dos mais importantes filósofos do iluminismo, teve grande influencia na revolução Francesa. Além  de politica publicou romances e ensaios sobre educação, literatura e religião. O discurso sobre as ciências e artes, discurso sobre a origem da desigualdade entre homens e do contrato social. São obras famosas do autor.  

O objetivo principal deste trabalho é elaborar uma reflexão critica da obra “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens’’. O discurso é construído em duas partes: uma das partes o homem é visto tanto como civilizado quanto natural; a outra é trabalhada a ideia de que a sociedade deu origem a essas desigualdades.

É possível notar que o foco dos estudos de Rousseau é a construção da desigualdade moral e politica.

O primeiro objeto de estudo é o homem natural, dessa forma ele se posiciona contra filósofos que tem o homem natural como um homem social. Para o autor o homem natural é um individuo sozinho, que tem um instinto de preservação e descreve a relação do homem com sua própria espécie. “um animal menos forte do que outros, mas, em conjunto, organizado de modo mais vantajoso do que todos os demais. Refrigerando-se no primeiro riacho. Encontrando seu leito ao pé da mesma arvore que lhe ofereceu repasto e, assim satisfazendo a todas as suas necessidades (PG: 42).

Segundo o autor o homem natural vivi o presente, vigoroso e bem organizado, por não ter noção de bem ou mal julga-se inocente, o que os diferencia do animal seria sua capacidade de aperfeiçoamento e uma suposta liberdade. Ate aqui o autor conclui que a metamorfose do homem natural para o home social é uma consequência de fatores externos.

Sobre a passagem do homem natural para um homem social o autor chega a falar que: “o homem fundador da sociedade civil foi o primeiro que lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredita-lo” (PG: 63). A partir dessa afirmação o autor disserta sobre propriedade civil e social.

A subsistência era a única preocupação do homem natural, porem acontecimentos externos o forçou a obter mais conhecimento. A caçar, pescar e se organizar para praticarem essa atividade em grupo. Assim surgiriam as primeiras moradias, levando os homens a passar um longo período morando juntos e isso levou a construção das famílias. Essa interação necessitava de um meio de comunicação, essa comunicação se deu a partir da linguagem. Para se proteger as famílias passaram a construir suas moradas próximas as outras famílias, dando origem as comunidades. Até aqui o homem teria tudo para ser feliz, mas sua necessidade de aperfeiçoamento o impedia de parar.

As comparações entre habilidades físicas ou cognitivas começa a importar dentro de uma sociedade. Para ser melhor os homens entram em guerra, mas por viverem em um local sem lei  começam a depender das ações segundo seus interesses particulares.

Em meio a esse caos emerge a revolução, originada da agricultura e da metalúrgica. Essa revolução da inicio a divisão do trabalho trazendo as classes: ricos e pobres, “assim a desigualdade natural insensivelmente se desenvolve junto com a desigualdade e as diferenças entre homens, desenvolvidas pelas diferenças circunstanciais, se tornam mais sensíveis, mais permanentes e seus efeitos, e , idêntica proporção, começa a influir na sorte dos particulares...(PG70)”. Os mais afortunados para evitar problemas com os menos afortunado acharam que havia há necessidade de um contrato( acordo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com