TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rousseau Propriedade privada como origem da desigualdade social

Tese: Rousseau Propriedade privada como origem da desigualdade social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 2

A Propriedade Privada como Origem da Desigualdade Social - Rousseau

Introdução:

Rousseau iniciou um pensamento, tomando como base os primeiros homens, que o levaria a concluir que toda desigualdade se baseia na noção de propriedade particular criado pelo homem e o sentimento de insegurança com relação aos demais seres humanos.

Conteúdo:

Baseando-se no pensamento de Rousseau, chegamos à conclusão de que a desigualdade social, de âmbito moral e político, evidenciou-se a partir da instituição da propriedade, do consequente domínio dos que dela usufruem e da legitimação desse domínio através da magistratura.

Com o surgimento, nos povos primitivos, da percepção de que poderiam ter, além do necessário, algo que pudesse fazê-los melhor do que os outros homens, foi se aperfeiçoando até alcançar um nível de elaboração que fizesse surgir a ideia de propriedade, o que consequentemente baseou a chamada acumulação de bens. Esta suposta superioridade foi o estopim para o início de conflitos entreaquelas tribos e posteriormente entre cidades e nações.

Aas desigualdades entre os homens, segundo Rousseou, têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar o outro, em uma busca constante de poder e riquezas, para subjugar seus semelhantes, tal como vimos na atual sociedade civil moderna.

“É o momento inaugural da sociedade e a primeira fonte das desigualdades”, assim podemos definir a propriedade privada. No estado de natureza não há desigualdade, ela foi construída socialmente, é produto do estado social. A noção de propriedade não é fruto da lei natural, é fruto da perfectibilidade do homem; em contrapartida, a apropriação e as disparidades sociais aprofundam as desigualdades.

A desigualdade crescente e a propriedade privada reclamada pelos homens (um direito hoje ainda precário) levam à insustentável guerra de todos contra todos, e “tornam necessário o estabelecimento de uma ordem civil”, validando a existência do Estado.

A relação entre os homens é regulada hoje por um poder acima dos indivíduos, e a sociedade regida pelo pacto da associação adota regras gerais de conduta. Tais regras são facilmente desobedecidas, e as desordens queseguem impõem a necessidade de leis pelo governo. Fica estabelecida a sociedade controlada por um governo e sujeita a leis, porém, uma sociedade que pode degenerar na figura de um homem que controla o poder e faz de sua vontade, a lei.

A desigualdade social passa a ser um hábito, nos acostumamos a ela. Rousseau narra a desigualdade como gênese da sociedade. Portanto a propriedade privada é em sua raiz histórica fonte de desigualdade social, peso que se confere veemente nos dias de hoje, em que se há a necessidade de uma atitude de estranhamento e contestação. Somente a partir do entendimento e reconhecimento da desigualdade social como ela se apresenta, ou seja, como produto da sociedade, que a realidade social poderá ser combatida e transformada.

Conclusão:

Conforme leitura do texto, segundo Rousseau, as desigualdades entre os homens têm como base a noção de propriedade privada e a necessidade de um superar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com