TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens Contrato Social

Por:   •  5/9/2019  •  Resenha  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 5

Jean Jacques ​Rousseau Séc. XVIII (​1712 - 1778​)

Principais Obras

Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens Contrato Social

Emílio, ou da educação

Cultura

Enquanto ​todos estavam

revoluções, Rousseau chega falando totalmente o contrário,

homem​. Isso não significa que ele era contra esses dois pontos, a crítica era para a sociedade egoísta, onde só pensavam na fama, luxúria, dinheiro. O autor é a favor da boa cultura, que é o simples amor por saber.

Ele aponta que toda essa evolução social trouxe um ​custo muito alto para a felicidade humana

Pág 190 e 191

“Desse modo, as artes e as ciências, depois de terem feito os vícios brotarem, são necessárias para impedir que se tornem crimes, cobrindo-os com um verniz que não permite que o veneno se espalhe tão livremente. Destroem a virtude, mas preservam o seu simulacro público que é sempre uma bela coisa; em seu lugar introduzem a polidez e a decência, e substituem o temor de parecer mau pelo de parecer ridículo.”

“Não se trata mais de levar as pessoas a agirem bem, basta distraí-las de praticarem o mal”

“É essencial hoje servir-se delas, como de um remédio para o mal que causaram ou como um desses animais maléficos que é preciso esmagar sobre a mordida”

“Me criticam notarem que o amor da reputação me faz esquecer o da virtude, peço-lhes que me advirtam disso publicamente e prometo, no mesmo instante atear fogo aos meus escritos e aos meus livros e concordar com todos os erros que lhes aprouver censurar-me.”

Para entender essa última frase, basta apenas lembrar que ele aponta que a verdadeira filosofia é a virtude. Para se conhecer basta voltar-se para si mesmo e ouvir a voz da consciência no silêncio das paixões.

“o homem nasce bom, a sociedade o corrompe.”

Ele não ta criticando qualquer sociedade, ela te criticando a sociedade que prende o homem, amarra o homem

“O homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado.”

Nós precisamos libertar o homem dessas amarras, viver em sociedade requer regras, mas quando essas regras são excessivas e não fazem sentido, ai o homem está acorrentado

Para Rousseau existem dois estados

estado de natureza x o estado civil

E. Natureza:​ ​Solitário, livre e feliz (ele não conhece a bondade e nem a maldade)

E. Civil: ​Passa a fazer parte de uma sociedade, conhece a sociedade privada. Ele se corrompe pela cobiça, disputa, poder e desigualdade

Desigualdade FÍsica ou Natural:​ nós não escolhemos, pois nascemos assim Desigualdade Social ou Política:​ Essa nos causa tristeza, criticada por Rousseau

O ideal de sociedade para Rousseau

- Romantismo - não há disputas, não há bens, não há propriedade, os homens plantam e colhem para o seu sustento.

O homem nasce um bom selvagem:​ Só procurava satisfazer suas necessidades e alguns prazeres, não tinha nenhum tipo de amarração social.

Surgimento de sociedade = Contrato - para Rousseau, esse contrato nasce Podre,​ desigualdades sociais, conflito entre Ricos e Pobres.

Ele traz o domínio de uma sociedade por uma minoria

-​ Propriedade Privada​ - Origem da desigualdade

Esse contrato social defendia apenas essa minoria, pois ela garantia a paz para essas pessoas continuarem no bem bom, a segurança para que os pobres não reivindicarem, e a justiça pra eles continuarem com tudo

Pág 195

“Fora preciso muito menos do que o equivalente desse discurso para arrastar homens grosseiros fáceis de seduzir, [...] Todos correram ao encontro de seus grilhões, crendo assegurar sua liberdade [...] Tal foi ou deveu ser a origem da sociedade e das leis, que deram novos entraves ao fraco e novas forças ao rico, destruíram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma usurpação sagaz um direito irrevogável e, para proveito de alguns ambiciosos, sujeitaram doravante todo o gênero humano ao trabalho, à servidão e à miséria.”

Rousseau acreditava que ​a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com