TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisoes Regionais Do Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Divisoes Regionais Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

DIVISÕES REGIONAIS DO BRASIL

Antes da industrialização, não havia um espaço geográfico integrado no Brasil. Havia várias regiões ou áreas relativamente isoladas umas das outras e sem constituir um espaço nacional unificado. Com a industrialização, houve uma integração territorial e uma organização espacial do tipo centro e periferia, em que algumas áreas se desenvolveram mais e outras ficaram estagnadas ou dependentes das primeiras.

Regionalizar é delimitar áreas, seja de um estado, um país, um continente ou mesmo mundo. Elas devem reunir características semelhantes. Cada uma dessas áreas é denominada região.

Diversos motivos podem levar a se realizar a divisão regional de um país, tais como: dividir a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais e organizar a coleta de dados e estudos sobre o território.

Há muito tempo que os governos se utilizam de divisões territoriais para governar. O Império Romano, por exemplo. Era dividido em unidades político-administrativas denominadas regiones, substantivo do qual se originou a palavra “região”

Os estudos feitos por regiões ajudam a conhecer melhor os aspectos de cada porção de um todo. Cada região é parte de um território maior e com ele se integra se relaciona. As regiões se relacionam entre si, não devendo ser consideradas unidades isoladas.

Criado para coletar dados sobre nosso país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1967

A regionalização oficial do Brasil é a divisão do território em 5 grandes regiões, também chamadas macrorregiões.

O IBGE agrupou os estados de acordo com uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos.

Além da regionalização oficial do IBGE, outra bastante conhecida e utilizada é divisão do território brasileiro em Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas.

A formação histórico-territorial permite entender melhor a divisão de um espaço nacional em regiões como fica evidente no caso de países como EUA, Itália, Alemanha, China e vários outros.

A divisão regional que respeita os limites dos estados, não respeita os limites da natureza. Por outro lado as regiões geoeconômicas levam em conta a história de cada lugar. O nordeste foi a primeira região a ser ocupada e colonizada, o que ocorreu com intensa utilização de mão-de-obra escrava. O centro-sul foi ocupado posteriormente, sobretudo depois do café e da Indústria, atividades que foram executadas por imigrantes europeus. A Amazônia, imensa região que não foi muito levada em consideração ocupada por volta de 1970.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com