TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças Regionais do Brasil

Por:   •  4/4/2016  •  Abstract  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 3

As Diferenças Regionais do Brasil, e os processos que resultaram no que Milton Santos chama de “Quatro Brasis”.

Para entendermos melhor o conceito de regionalização precisamos entender melhor o que é região.

Podemos definir Região como uma porção de terra que apresenta características individuais vindo de um produto social, com suas próprias particularidades.

O Brasil passou por diversos tipos de regionalização, seria um modo de organizar o espaço geográfico através dos conceitos de analise a natureza, relevo, vegetação, clima, aspectos econômicos, sociais e até culturais.

O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que elaborou essa divisão através de cinco critérios homogêneos e fisiógrafos critérios naturais clima, relevo e solo, e a partir deste momento foi criado às divisões regionais brasileiras. O IBGE foi fundado em cima de um pensamento determinista usando como base conceito de paisagem natural como a vegetação e a paisagem humanizada, através dos hábitos e costumes e os aspectos sócios econômicos para viabilizar os dados estatísticos. Ele foi responsável pela primeira proposta de regionalização com principal intenção de gerenciar os recursos naturais, econômicos e políticos de cada região devido ao processo de industrialização. (Visão Capitalista).

Essa divisão foi feita em cinco macros regiões: Norte (Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima),Nordeste(Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte,Paraiba,Pernambuco,Alagoas),Centro-oeste(Mato Grosso ,Goiás ,Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) , Sudeste(São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo) e Sul(Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná).

Depois veio Pedro Geiser com outra forma de divisão (não oficial) com o objetivo de mostrar as grandes diferenças socioeconômicas tanto natural, social e econômica. A divisão foi feita em três grandes áreas : Amazônia ,Nordeste e Centro - Sul .

Com a necessidade de novas ideias de regionalizar o geografo Milton Santos propôs a divisão regional do Brasil em quatro regiões com critério principal no Meio –Técnico-Cientifico- Informacional, que seria a transformação do espaço natural realizada pelo homem através de técnicas e a quantidade de recursos de tecnologias avançadas que determinadas regiões possuem e as atividades econômicas e de desenvolvimento social.

Com o processo de industrialização e a preocupação do governo com a integração econômica devido ao processo de globalização houve uma necessidade de conhecer o Brasil, ter informações estatísticas para traçar o desenvolvimento do país.

Então Milton Santos propôs a Divisão do Brasil em quatro Regiões:

Região Concentrada - incluem os estados do Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), os estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e dois estados do Centro-oeste (Mato Grosso do Sul e Goiás), tendo como polo as metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nessas regiões o sistema desenvolvimento industrial e financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com