TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê História Geral

Casos: Dossiê História Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  4.603 Palavras (19 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 19

HISTÓRIA GERAL – 60h

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Paleolítico-Conhecido como a idade da pedra lascada,nesse período eles começavam a construir suas ferramentas ,usar o fogo em varias situações,eles caçavam e pescavam,não fixavam moradia,quando acabava o alimento e a água eles iam para outro lugar em busca de alimento e caça,portanto eram nômades viviam em grupos.tudo era feito pela sobrevivência,o mais forte era o líder.Os homens tinham a tarefa de prover a alimentação e proteger.Já as mulheres cuidavam da alimentação no preparo e de cuidar dos filhos.Eles não falavam,só emitiam sons,e se comunicavam através de desenhos feito nas cavernas,nesse período eles conheceram o fogo sendo então uma grande descoberta muito melhor ficou a sobrevivência desse povo.

Neolítico - Nessa época foi marcada pelo fenômeno que quase todo planeta ficou coberto de gelo.Nesse período aconteceu o desenvolvimento da agricultura,eles se tornaram mais independentes pois produziam seus próprios alimentos,fazendo com que não se mudassem mais,pois alem da agricultura aprenderam domesticar os animais.Então com a quantidade de animais e a plantação de alimento eles perceberam a necessidade de armazenar,então começaram a fabricar cerâmicas e troca de alimentos com outras comunidades dando início á economia.Nesse período também cresceu oos grupos religiosos (rituais)culturais e artesanais.A primeira civilização deu-se início no período neolítico.

Idade dos metais-Aqui nesse período é quando vai chegando o fim da pré-história sendo assim uma fase curta. Nessa época o homem pré-histórico fez vários avanços nas técnicas de produção de artefatos como:cobre que era derretido para fazer espadas,lanças e outros.Bronze o metal mais forte que o cobre,fazendo então espadas,capacetes,martelos,facas e outros.Depois foi o ferro,nessa fase eles já dominavam bem a metalúrgica,produziam armas mais resistentes.E daí surgiram outros utensílios domésticos:panelas,potes,etc.Assim como coisas de adorno também ,com o tempo muitas outras coisas foram surgindo.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

Idade Antiga, foi de 4000 a.C a 3500 a.C invenção da escrita até a queda do Império Romano (476 d. C) .A sociedade era hierárquica, sua religião politeístas acreditavam em vários deuses.

A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.

A Idade Moderna aconteceu entre os séculos XV até XVIII, a data não é precisa, pois alguns historiadores não concordam entre si quanto a isso, alguns acham que foi no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla; outros estudiosos apontam outras datas para o início da Idade Moderna como:a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas.

Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789. Nessa fase a religião predominante era autoridade papal, houve algumas mudanças quando Martinho Lutero fez algumas descobertas, levando o distanciamento do povo do governo papal.

Além dessa reforma religiosa, surgiram também movimentos sociais como o Renascimento e o Iluminismo que mudaram a forma de pensar da sociedade. A economia atuante era o feudalismo mudando para o capitalismo.

No século XIX iniciou-se a idade contemporânea que vem até os dias de hoje. No ano 1799 a França obteve êxito em sua Revolução, derrubando o poder absolutista e consolidando, de vez, a força burguesa. A Revolução Francesa, além de instaurar a primeira tomada de poder por burgueses, foi quando marcou também o início da Idade Contemporânea.

O mundo presenciou uma nova visão de sociedade. Surgiu uma abertura que proporcionou a participação popular nas decisões políticas: a democracia. Novos rumos surgiram, colocando o homem como o personagem principal da História, incumbindo a ele o papel de agente transformador e não de assistente, como outrora.

No século XX a perseguição religiosa cresceu de um modo muito severo, onde os nazistas perseguiram os judeus. Então pelo decorrer da história pode-se ver em muitos lugares que existiam intolerância religiosa, onde muitas pessoas perderam suas vidas.Os países em vista do crescimento desse problema começaram a lançar leis na constituição que proibia intolerância religiosa,fazendo parte até hoje do nosso período contemporânea.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

A religião politeísta era a que predominava, eles adoravam vários deuses e acreditavam na reencarnação assim como também na imortalidade da alma.

A cultura do Egito era dividida em duas linguagens a hieroglífica que era mais complexa onde eles usavam símbolos e desenhos. E a outra era a demótica que era uma linguagem mais simplificada. A economia do povo vinha praticamente toda da agricultura,conta-se que graças ao regime de enchentes anuais do Nilo, que,durante os meses de junho a setembro, inundavam e fertilizavam com seu húmus,que era um tipo de fertilizante as margens do rio. Por ser uma região desértica, a agricultura pode se desenvolver graças às cheias.

E já na ciência destacou-se a matemática pelos estudos para construções das pirâmides e templos e a saúde com os procedimentos de mumificação, isto é a mumificação era um método de preservar artificialmente os corpos das pessoas e animais mortos.

Resumindo a história o Egito nasceu as margens do Rio Nilo,sendo uma sociedade hierárquica, no alto da pirâmide estava o Faraó considerado deus (autoridade maior), abaixo dele estavam os sacerdotes, os militares e os escribas que também tinham grande importância para a sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com