TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.567 Palavras (27 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE HUMANIDADES ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS

ANDRÉ MOUTELLA

CIRLÉIA ALVES

ORLANDO JÚNIOR

THIALE RIOS

THOMAS LUCAS

CUBA:

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE

SALVADOR

2014

ANDRÉ MOUTELLA

CIRLÉIA ALVES

ORLANDO JÚNIOR

THIALE RIOS

THOMAS LUCAS

CUBA:

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE

Trabalho para obtenção de nota final do componente: Tópicos Especiais em Saúde II, orientado pelo professor Marcelo Rocha, do curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, apresentado na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

SALVADOR

2014

Resumo

O presente trabalho trata do sistema de formação superior de saúde em Cuba, dando enfoque ao processo de formação médica, perpassando pelo período histórico da Revolução Cubana, que desencadeou toda a ideologia e metodologia, não só da educação como também da saúde atuais.  Descrevemos todo o sistema educacional, desde os princípios ao panorama dos ciclos de formação, que vão desde a educação básica geral até a universitária incluindo a visão da universalização do ensino superior criada em 2003.

Palavras chave: Educação, ensino superior, cuba, formação médica.

Introdução

        Cuba está entre os países com melhor estruturação do sistema de ensino desde a educação básica ao ensino superior em todo o mundo. O ideal martiano[1], organização pautada na articulação entre o estudo-trabalho e a busca pela universalização do ensino superior do país são os aspectos que dentro das perspectivas socialistas do país são positivos e que dentro da visão externa geral do país se destaca perante a organização dos outros países que não são sistematizados da mesma maneira(LÓPEZ 2011). Segundo Rodriguez (2011 p46), “O enfoque com qual se aborda a educação é essencialmente martiano”. O ideal de liberdade que provem da educação domina praticamente todos os setores que se articulam no regimento do país. Ou seja, a educação e o caminho para a excelência e para o desenvolvimento do país que luta pela resistência do seu modelo político.

        O ensino superior em saúde se destaca pela qualidade, numero de profissionais formados dentro do sistema e da gama de profissionais do ensino. O governo socialista cubano valoriza a saúde primordialmente dentro do eixo em que a  educação, trabalho também fazem parte , essas são algumas das características louváveis que deram a cuba o devido destaque no ensino superior na formação do profissional da saúde.

         A formação principalmente dos médicos e dos outros profissionais da saúde cubanos tem como objetivo contribuição para o desenvolvimento e manutenção do bem estar de toda população cubana para sustentabilidade da sociedade para que a mesma se mantenha em constante progresso e equidade, visto que o sistema de saúde de Cuba é visto por dentro dessas características como um dos melhores da América Latina.

        As análises das condições do sistema de formação superior de saúde em cuba, suas práticas e sua constituição fazem parte do objetivo principal do trabalho, visando como objetivo específico à formação médica. Para chegar ao objetivo do trabalho foi feito um panorama geral da educação e do contexto social o qual se insere as perspectivas de desenvolvimento do país.

Metodologia

        Este trabalho foi feito a partir de pesquisas para obtenção de informações da área da saúde em torno da temática de formação superior em saúde de cuba. Tendo como portais de pesquisa de base de dados às plataformas SCIELO, LILACS,  artigos de opinião e dados bases de sites que possuíam conteúdo a cerca do tema abordada, além dos sites dos Ministérios da Educação e Da Educação Superior de Cuba.

        Foram utilizadas as mais variadas bases de dados para obtenção de informações suficientes para elaboração deste trabalho. Ao todo foram 14 artigos científicos 5 artigos de opinião retirados da rede de internet e 9 documentos retirados dos portais dos Ministérios cubanos, totalizando 28 bases de dados a serem analisadas. Todos os dados obtidos foram comportados dentro do trabalho que se propões a uma analise consistente, real e critica à custa do sistema de formação superior de cuba e a formação médica.

Discussão

Cuba, educação e sua realidade

        Uma das principais características que nos remete ao país é o seu sistema político socialista. Esse mesmo sistema, com seus ideais bem estruturais que regem o país em suas mais diferentes esferas. Não seria diferente na educação. O caráter educacional é um forte ponto a ser tocado sobre a organização do país.

        Cuba é um país pequeno com 110.861 km², situa-se no Norte da America central e possui o numero de 11.217.100 milhões de habitantes (dado de 2012). Cuba é o país com a menor taxa de pobreza da America latina e de analfabetismo do mundo mesmo sendo um país ainda em desenvolvimento, isso se deve aos projetos educacionais que são a base to todas as mudanças ocorridas no país. Tudo no país esta moldado à educação. Segundo Lopéz (2011 p55), “Para Cuba, a educação constitui um de seus pilares fundamentais, sendo também um compromisso vital que tem o Estado sobre sua própria sociedade”.

        A saúde em cuba se volta para a manutenção e a promoção da mesma aliada à educação, tudo isso pautado por um dos pensamentos que fazem parte do ideal de liberdade martiano, qual o desenvolvimento interdependia de uma boa educação aliada ao trabalho que rege boa parte dos projetos organizacionais do país.

O Contexto Histórico, a Revolução e os Primórdios da Educação Cubana

Em 1º de janeiro de 1959 Fidel Castro, líder do movimento 26 de julho, toma o poder, destituindo o ditador Fulgencio Batista que tinha como marca de seu governo a violência e a corrupção. Com o apoio de grande parte da população assim que assume o poder Fidel nacionaliza bancos e empresas, que em sua maioria eram norte-americanos, realiza uma reforma agrária e da inicio as reformas na saúde e na educação. Analisando a educação antes e depois da revolução cubana é perceptível que ela transformou-se em um dos pilares fundamentais para o novo governo, o Estado, agora, considera esse um compromisso vital com sua sociedade (LÓPEZ, 2011), priorizando a reforma integral do ensino num intuito de estruturar um sistema escolar nacional, harmônico e coerente.(RODRÍGUES, 2011)  
Podemos dizer que as mudanças que foram e ainda são realizadas, foram aplicadas de acordo com princípios básicos em que se sustenta a política educativa cubana.  
Abrangência da educação, Combinação do estudo com o trabalho, Coeducação, Gratuidade, Caráter democrático são esses princípios educativos que serão, ao longo do artigo, explicados e exemplificados, enquanto discorremos sobre os avanços na educação cubana (LÓPEZ, 2011). No período entre 1959 e 1961 a educação em cuba obteve avanços essências para o desenvolvimento de toda política posterior, nesse momento foram delineados a política educacional e os parâmetros para fundamentar a pedagogia cubana, nota-se tanto na pedagogia cubana como nos discursos de Fidel Castro ideias do pensamento martiano, como: “a educação é a única via para adquirir a pelna liberdade” (RODRÍGUEZ, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (587.8 Kb)   docx (322.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com