TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO DE SÁ CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Por:   •  28/11/2021  •  Ensaio  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO DE SÁ

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: BEHAVIORISMO II

DOCENTE: PROFª Profa. Me. Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva

DISCENTE: Carlos Eduardo Rocha de Moura

                   Luana Rodrigues Santos Gomes

Francisca Viviane Rodrigues de Sousa

 

RESENHA CRÍTICA: LIVRO WALDEN II-

PICOS (PI)

2021

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ (IESRSA)

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE BEHAVIORISMO II

Resenha crítica

 

Referências: Skinner, B. F. (1978). Walden II: uma sociedade do futuro (R. Moreno & NR Saraiva, Trads.). São Paulo: EPU.(Trabalho original publicado em 1948).

                 Luana Rodrigues Santos Gomes

Carlos Eduardo Rocha de Moura

Francisca Viviane Rodrigues de Sousa

A presente resenha é uma descrição minuciosa que visa uma análise crítica do livro “Walden two: uma sociedade do futuro”, obra do psicólogo B.F. Skinner, Impresso em 1973, nas oficinas da EMPRESA GRÁFICA DA REVISTA DOS TRIBUNAIS S.A. Rua Conde de Sarzedas, 38, fone 33-4181, São Paulo, com o propósito de obter nota na disciplina de Behaviorismo II ministrada pela professora Me. Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá.

A obra apresentada contém 319 páginas que dão ênfase a questões especiais que atualmente mantêm ligações com o crescimento de uma tecnologia do comportamento. O avanço na tecnologia experimental, no tempo em que o livro foi escrito, possibilitou controlar comportamentos complexos com apuro, porém apenas entre pombos e ratos.

 O método experimental empregado, consiste em determinar um objeto de estudo e obter variáveis que influenciam o objeto e determina as formas de controle e observação dos efeitos que a variável tem sobre o objeto de estudo.

Também se observa uma pesquisa do tipo qualitativa, a qual se baseia em um caráter subjetivo, não havendo números concretos e sim ideias e experiências individuais entre participantes.

 O objetivo dessa abordagem é descrever e explorar dados a fim de explicar os fenômenos ainda não conhecidos em um determinado contexto. Na obra em análise, o autor B.F. Skinner propõe uma sociedade vivendo a base de uma ciência de experimentação comportamental na qual as relações sociais e econômicas fundamentam-se de controle e planejamento.

Em primeiro instante, Skinner afirma que a obra Walden II poderia ser um "experimento piloto” para que mais populações chegassem a se reunir e experimentar as modalidades de uma sociedade Walden, podendo fazer com que uma simples especulação torne-se uma organização social. Porém, a sociedade Walden II ainda não passava de um mero sonho. A especulativa de Skinner em propor o abrangimento desse sistema de experimento em Walden two para outras comunidades se mantém de um certo modo inconsistente, pelo fato de vivermos em um mundo onde se tem o conceito de felicidade como livre arbítrio e na obra mostra que as pessoas vivem em um ambiente totalmente controlado por regras.

Um “experimento piloto” que era para começar a testar uma quantidade de poucas pessoas para a organização seja melhor nos experimentos. Nesse caso, para a produção de bens para a sobrevivência foi priorizada e aplicada para todos para a produção de produtos para viver e cada um foi dividido seu papel com cada gosto e peculiaridade de cada pessoa para que não tivesse nenhum tipo de problema ou repressão negativa.

B.F. Skinner sabia que para começar o walden two era necessário uma pequena população, já que se houvesse algum problema seria mais fácil de resolver do que numa população maior. Pois sabia que alguns problemas não e resolvido porque não existe mobilidade. Há um amplo obstáculo por quem governa, mesmo com o comportamento controlado por regras seria difícil para mostrar a população o necessário. Skinner no livro mostra mais uma sociedade, melhor dizendo, novas sociedades como varia waldens. Que para cada cidade possa se organizar por “regras” internas que pode ser capaz de manter contato com outras cidades do formato de waldens que possibilita o desenvolvimento humano. Contudo, isso só poderia acontecer com essas populações que teria o mesmo modelo de sociedade, já para outras cidades eles não poderia comprar outros tipos de mercadoria pois eles não teria como comprar, pois a moeda de troca deles era por trocas de favores ou por outros produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com