TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE GEOGRAFIA

Artigo: ENSINO DE GEOGRAFIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

A produção acadêmica em torno das concepções de geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e método de fazer geografia.

As primeiras tendências no Brasil nasceram com a fundação da faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e de Departamento de Geografia. A partir da década de 40, a disciplina passou a ser ensinada por professores com forte influencia da escola francesa de Vidal de La Blanche. Tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando a formulação de leis gerais de interpretação.

A partir dos anos 60, sob forte influencia das teorias marxistas, surge uma tendência critica, ou seja, procuravam estudar a sociedade por meio das relações de trabalho humano da natureza para produzir e distribuir os bens necessários ás condições materiais que a garantem propondo-se uma geografia de lutas sociais.

Uma das características fundamentais da produção acadêmica da geografia são a busca de explicações mais plurais, a intersecção da geografia com outros campos do saber.

As sucessivas mudanças em torno do objeto e métodos tiveram repercussões diversas. Positivas pela inovação e a produção de novos módulos didáticos, mas, negativas, provocou inúmeras propostas didáticas descartadas pelo professor das séries iniciais, sem apoio técnico e teórico, continuou a ensinar se apoiando no livro didático.

O ensino de geografia pode levar os alunos a compreender de forma ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva.

Conhecimento geográfico: característica e importância social

A geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem, nessa perspectiva a historicidade enfoca o homem como sujeito construtor do espaço geográfico.

No que se refere as categorias da geografia o espaço geográfico deve ser o objeto central de estudo, a paisagem deve ser abordada nos ciclos iniciais tendo em vista as características cognitivas e afetivas de uma espécie que desempenha todas as funções vitais ao longo do desenvolvimento, ou seja, o território para as sociedades representa uma parcela do espaço identificado pela posse.

Aprender e ensinar geografia no ensino fundamental

Independentemente da perspectiva geográfica, a maneira mais comum de ensinar geografia tem sido pelo discurso do professor ou pelo livro didático.

Abordagens atuais têm buscado praticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos de escolaridade, de modo que os alunos possam construir compreensões novas e complexas a seu respeito.

Tal abordagem visa favorecer a compreensão por parte dos alunos de que ele próprio é parte integrante do meio ambiente e também agente ativo das transformações das paisagens terrestres.

A geografia trabalha com imagens, reabre as diferentes linguagens e busca informações como forma de expressar suas interpretações e conceitos.

O estudo da linguagem cartográfica, as formas mais usuais de trabalhar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com