TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas Curriculares No Ensino De Geografia

Trabalho Escolar: As Práticas Curriculares No Ensino De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

As práticas curriculares no ensino de Geografia.

Ser professor dos anos iniciais do ensino fundamental é um grande desafio, uma das dificuldades que podem ser encontradas pelos docentes é o fato de não terem formação específica em todas as disciplinas que lecionam.

Portanto como educadores devemos saber que a geografia desempenha um papel importante na formação dos educandos contribuindo para conquista da sua cidadania. O saber geográfico permite um conhecimento mais amplo da realidade e possibilita dessa forma uma interferência propositiva e consciente na sociedade. Objetivando o desenvolvimento das capacidades relativas aos aspectos cognitivos afetivos e éticos, pretendendo que essa disciplina ofereça instrumentos para a compreensão e intervenção na realidade social.

Portanto se a educação deve estar comprometida com a cidadania e, portanto, apoiada sobre quatro princípios básicos: dignidade do ser humano, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela construção e destino da vida coletiva. Os conteúdos devem ser significativos para os alunos e estar adequados às diversas formas de aprender de cada um.

O professor de geografia devera mobilizar seus conteúdos em torno dos temas transversais eleitos de acordo com sua realidade. Assim trabalhar com seus alunos. Dessa forma será uma aprendizagem reciproca mediante trocas de experiências vividas e observadas em seu cotidiano.

O grande desafio atual da escola é superar a descriminação e valorizar a diversidade étnica cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a riqueza de cada grupo. Para tanto, a escola deve ser local de dialogo, de aprendizagem da convivência respeitando as diferentes formas de expressão cultural. Os conteúdos devem possibilitar a valorização da diversidade cultural, grande riqueza de qualquer nação, em como propiciar atitudes de respeito.

A cidadania deve estar voltada a garantia de igualdade, de direitos ou oportunidades iguais a todos. Presente em todos os momentos do trabalho pedagógico, o estudo do meio ambiente favorece a integração da disciplina, ou seja, possibilita a interdisciplinaridade proporcionando ao educando uma visão dos problemas ecológicos que afetam nosso planeta. Formando assim cidadãos críticos quanto e posturas coerentes no ensino e nas práticas curriculares do ensino de Geografia.

No entanto a geografia deve estar comprometida com aprendizagem dos alunos, respondendo as marcas e os valores dessa sociedade. Somente assim e que pode funcionar o processo educativo, ora como força estabilizadora, ora como fator de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com