TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPAÇO GEOGRÁFICO

Tese: ESPAÇO GEOGRÁFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA

NOME DO ALUNO: Anisio Ribeiro RA 4716896624

NOME DO ALUNO: Claudia Douetts Vieira Sena RA 4350858504

NOME DO ALUNO: Cristiane Regina Rodrigues RA4300069711

NOME DO ALUNO: Maria da Penha dos Santos RA 4350862408

NOME DO ALUNO: Paula Daniele da Mota Pongelupe RA4515835835

Turma: 2º semestre

Atividade Prática Supervisionada(ATPS)

Disciplina “Didática”, sob orientação da

Professora-Tutora a Distância

Mª. Ausdy CastrodosSantos

Professora-Tutora Presencial

Maria de Lurdes Silva

OSASCO

2012

1º Relatório

O Público alvo o qual destinaremos o nosso Plano de Aula, não foi escolhido aleatoriamente, decidimos procurar uma sala onde teria um aluno de inclusão. A fim de podermos observar o grau de dificuldade, sociabilização, diferenças, etc.

Escolhemos então uma UE (unidade escolar)onde pudéssemos fazer visitas e acompanhamentos com a devida autorização dos Gestores, que foram muito amáveis e compreensivos para com o nosso grupo, pelo fato de estarmos entrando no mundo do magistério, foi escolhido uma turma do 3º ano do ensino fundamental com idades entre 07 e 08 anos. A escola fica na periferia, porém, o trio gestor disponibiliza total apoio aos docentes, para que os mesmos executem da melhor maneira suas atividades, seja em sala ou fora dela.

A sala é composta de 32 crianças,infelizmente (como em todas as unidades de ensino público) não dispõe de muitos recursos, cabendo ao professor muitas vezes o improviso, foi (é) possível formar dezesseis duplas.

Em relação ao acesso de informação, na sala há diversas revistas (Nova escola, Pátio fundamental, vários jornais) tem também a biblioteca da escola onde o professor tem quase tudo o que precisa para uma boa aula.

A cada bimestre é realizada a sessão pipoca onde os alunos assistem filmes geralmente infantis, tem também a sala de informática onde uma vez por semana cada sala participa de uma hora aula com um professor especializado.

2º Relatório

O tema escolhido para o Plano de aula foi o ESPAÇO GEOGRÁFICO, visto que crianças nesta fase escolar já tem a compreensão do que é o meio ambiente e como já dissemos anteriormente a escolha não foi aleatória, mesmo porque já estamos quase no final do ano letivo, portanto as crianças em especial as dessa sala já convivem com a diversidade, pelo fato de estarem desde o inicio do ano com um coleguinha (diferente).

Nesse nosso plano de aula falaremos também um pouco de Ciências misturando com a Geografia então os conteúdos programáticos tem tudo a ver com a sala e a idade em que estas crianças estão,3º ano do ensino fundamental entre 08 e 09 anos de idade.

Texto a ser usado no Plano de aula

O Vale Maravilhoso

O vale era um lugar próspero, onde criaturas de todas as raças viviam unidas e em paz. Mas certo dia alguém encontrou um espelho, que se tornou objeto de cobiça entre aqueles seres. Logo as diferenças invadiram o vale, a mente e os corações, e passaram a ter mais importância do que as semelhanças.

A discriminação cresceu como erva-daninha e até mudou o nome do lugar. Num piscar de olhos a discriminação destruiu a harmonia do vale e passou somente a acontecer brigas, para saber quem era o mais bonito, o mais versátil ou quem era diferente, ninguém pensava e nem se preocupava com a proteção do vale e nem nas plantações que havia ali e que era o que os alimentava. Como consequência o solo se tornou infértil devido á falta de cuidados para com a terra. Até que um dia o espelho caiu das mãos de uma das criaturas e se quebrou.

Á partir disso é que se lembraram de que não estavam mais cuidando das terras, e todos se uniram em um mutirão para restabelecer a beleza e a fertilidade do vale.Ficou então provado que: todos precisam uns dos outros, que cada um temsuas habilidades, dentro de sua capacidade física, não importando se anda de quatro patas, se voa, ou se vive na água, cada um age de acordo com suas habilidade e competência naquilo que se propõe a fazer, com a volta da preocupação com o solo, o vale voltou a ser o paraíso dantes, e todos voltaram a viver feliz e em harmonia comemorando a nova safra de alimentos.

Plano de Aula

3º ano, idade entre 08 e 09anos

Tempo previsto: 04 h/a

Objetivos Gerais:

Conceituar meio ambiente (espaço geográfico)

Distinguir os componentes da natureza

Analisar as diferenças entre matéria viva (animais) em questão, e o lugar onde vivem.

Objetivo Específico:

Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analisando as diferenças e as habilidades de cada um dos seres.

Conteúdos conceituais e atitudinais associados

CONCEITUAIS; Meio ambiente: o ar, a água, a luz do sol, as plantas e os animais.

ATITUDINAIS; Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.

Conhecimentos prévios: Informações a respeito do ambiente em que o aluno vive e o que tem no lugar, se é rural ou urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com