TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia China E Japao

Trabalho Escolar: Economia China E Japao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 5

ECONOMIA JAPONESA

O Japão tem uma das mais desenvolvidas e prósperas economias do mundo, em grande parte graças ao desempenho do país ao nível da produção industrial e do sector financeiro, fazendo com que o PIB japonês seja o segundo maior do mundo.

A indústria japonesa é responsável por 40% do PIB, empregando 34% da população.

A agricultura

O sucesso deste sector assenta na liderança obtida nas indústrias naval, automóvel, de eletrodomésticos, de fibras sintéticas e de componentes electrónicos, liderança essa suportada pelo constante avanço da tecnologia japonesa. Contudo, a concorrência estrangeira tem obrigado o sector a reestruturar-se e relocalizar-se, em busca de mão-de-obra mais barata.

O sector terciário é aquele que mais peso tem na economia nipónica, já que contribui com 58% para o PIB (em 1994), enquanto que os rendimentos provenientes do sector primário significam apenas 2% do PIB, tal como acontece na maioria dos países muito industrializados. Apesar da reduzida área cultivada, o Japão desenvolveu modernas técnicas agrícolas, nomeadamente pequenos monocultivadores, que permitiram a libertação de mão-de-obra, a par de uma elevada renda.

O arroz continua a ser uma produção agrícola importante mas a diversificação das produções tem sido uma preocupação constante, a fim de diminuir as importações decorrentes da alteração dos hábitos alimentares também fomentada pelo Governo. A elevada percentagem da população urbana (78% em 1995) estimulou a intensificação da agricultura e da pecuária. A produção agrícola em estufas é um dos aspectos mais expressivos da mudança no sector agrário. Por outro lado, a actividade piscatória é bastante rentável, não só pela moderna frota disponível, mas também pela existência de uma avançada e

A agricultura japonesa tem estruturada uma indústria pesqueira que opera sobretudo, fora das águas territoriais japonesas, o que poderá, no futuro, acarretar problemas para o sector. Os principais parceiros comerciais do Japão são os Estados Unidos da América, a China, a Coreia do Sul e Taiwan.

ECONOMIA CHINESA

Na China a questão do desenvolvimento tem se tornado o centro das atenções desde o fim do pesadelo da “Revolução cultural”.

A China é um gigantesco país em desenvolvimento com uma longa história de feudalismo, tem a maior população do mundo constituída de 80% de camponeses.

O extraordinário crescimento sustentado da economia chinesa por mais de duas décadas é, sem lugar a dúvidas, uma das maiores transformações da economia e da política internacional. Seu desenvolvimento econômico, utilizando como “vantagem comparativa” enormes reservas de mão de obra barata, a converteu num centro, por excelência, da produção manufatureira a nível mundial, sendo considerada como a “oficina do mundo” como se denominava a Inglaterra depois da Revolução Industrial. No ano passado, esses êxitos e o espetacular aumento de suas importações, que cresceram em 40% ao longo do ano, converteram-na em um dos dois motores da recuperação da economia mundial marcando decididamente a emergência da China como um ator a levar em conta no cenário internacional.

Desde que iniciou suas reformas em 1978 o progresso da economia chinesa tem sido extraordinário. Nos últimos 25 anos seu produto interno bruto se expandiu a 9% por ano, o crescimento de seu comércio exterior cresceu 15% ao ano desde 1978 e o superávit comercial com os Estados Unidos é agora duas vezes o do Japão. Tudo isso é uma mostra da maior integração da economia chinesa à economia mundial, sendo hoje a sexta economia do mundo com um PNB de 1, 4 trilhões de dólares. Uma mostra disso foi que em 2002, Shenzhen superou a Roterdã e Los Angeles, convertendo-se no sexto porto do mundo.

O excepcional desenvolvimento industrial tem levado muitos analistas a denominá-la como “nova oficina do mundo”. Assim, o Financial Times sustenta:

Hoje, as cidades florescentes do delta do rio Pearl na China converteram-se na nova oficina do mundo. Shunde se auto-intitula a capital do forno de microondas, com 40% da produção global que se realiza em apenas uma de suas fábricas gigantes. Shennzhen, a zona econômica especial, diz fabricar 70% das fotocopiadoras do mundo e 80% das árvores de natal artificiais, Dongguan tem 80 mil pessoas trabalhando numa só fábrica fazendo sapatos para os adolescentes do mundo.

Zhongshan é o lar da indústria de eletricidade mundial. Zhuhai, até há pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com