TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Do Brasil

Dissertações: Economia Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

2- O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

Para continuarmos com nossas definições, precisamos compreender seus conceitos, então falaremos dos conceitos de Empresa, Gestor e empresário e compreendendo seu significado e assim diferenciando um Gestor de um Empresário.

Conceito de Empresa

Empresa é uma unidade econômico-social na qual é composta por espaço físico, material humano (pessoas), utilização de maquinário e diversos tipos de tecnologia, e uma organização que lhe permite localizar-se e atuar em um mercado.

Empresas que podem ser classificadas em três setores em uma descrição econômica de seu processo: Setor primário (aquelas que obtêm recursos a partir da natureza, como é o caso de empresas agrícolas, pesqueira e portuárias), Setor Secundário (Aquelas que transformam recursos, por exemplo, as empresas de construção civil), E terciárias (Onde se agrupam as empresas de prestação de serviços e ao comércio).

Outra classificação existente para as empresas é de acordo com a constituição jurídica, onde podem existir empresas individuais (pertencentes a uma única pessoa), Sociedade (onde várias pessoas possuem participações) onde estas pessoas podem fazer parte desta sociedade de forma anônima ou de uma cooperativa e de outras formas. Ainda incluímos a definição de acordo com a respectiva titularidade do capital, como por exemplo, as empresas de capital privado (cujo capital está nas mãos de particulares), empresas públicas que são controladas pelo estado, ou as empresas de autogestão onde o capital pertence aos trabalhadores.

Conceito de Gestor

Gestor é uma pessoa pertencente a uma organização na qual se responsabiliza pela sua gestão e Segundo Fayol, o gestor pode ser definido por suas funções no interior da organização, é aquele responsável por colocar em prática os planos traçados pela empresa, é responsável pela liderança por aplicar as regras além de executar o planejamento de forma eficiente. Portanto o gestor é aquele que tem a responsabilidade de conduzir o processo de atingir os objetivos da empresa e este profissional pode ser classificado como um gestor de topo, gestor intermediário ou setor de linhas de produção dependendo do tamanho e porte da empresa.

Conceito de Empresário

Empresário segundo o Código Civil Brasileiro, no Livro II, Título I, Capítulo I, artigo 966: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. Conceito esse influenciado pelo Código Civil Italiano de 1942 artigo 2082. Aonde esta definição vem em substituição da figura do comerciante, ressaltando sua evolução em um contexto histórico, abrangente também as atividades de produção.

Segundo Ascarelli, “A função do empresário é organizar e dirigir o negócio, elaborar o plano geral de produção, fixar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com