TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistemas Brasileiros

Exames: Ecossistemas Brasileiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 7

Ecossistemas Brasileiros

Amazônia

A Amazônia representa a área aos maiores ecossistemas brasileiros, Aí está a maior floresta do mundo, que avança sobre outros sete países (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e a Guiana Francesa, na América do Sul. Equivale a 35% das áreas florestais do planeta. A maior parte da Amazônia é composta de formação vegetal latifoliada (de folhas largas), que apresenta as seguintes características:

- perene: permanentemente verde, nunca perde as folhas.

- heterogênea; constituída de várias espécies.

- densa: fechada.

- higrófíla: várias espécies vivem em ambientes úmidos.

- A maior parte (mais de 7 5%) se encontra em mata de terra firme.

- As demais áreas estão em mata de várzea (pode alagar na época das chuvas) e em mata de igapó (permanentemente alagada).

Esses ecossistemas, que correspondem ao predomínio do clima equatorial úmido, são um dos locais mais chuvosos do planeta. Localizados em relevo de baixas altitudes, apresentam solos com baixos índices de nutrientes. E marcante a presença de rios e grande a biodiversidade, pois todos esses elementos estão diretamente associados e são interdependentes.

As queimadas para abertura de pastos, os desmatamentos para retirada de madeira e a mineração são os principais impactos provocados pela ação humana na Amazônia.

Mata Atlântica

Originalmente estendia-se por toda a faixa costeira; do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, Hoje, segundo as estatísticas mais alarmantes, recobre apenas 7% do território brasileiro. A área original da Mata Atlântica corresponde ao espaço natural que foi mais Devastado pela intensa urbanização e industrialização que ocorreram no Brasil Apresenta-se como uma formação vegetal latifoliada (de folhas largas), correspondendo a uma floresta tropical com as seguintes características: é perene, heterogênea, densa, higrófila e predomina sobre terra firme. Apesar da semelhança com os ecossistemas amazônicos, encontraremos algumas diferenças, como o fato de se localizar em um relevo montanhoso (serra do Mar e serra da Mantiqueira) e apresentar a maior biodiversidade do mundo (a grande amplitude térmica favorece uma maior biodiversidade do que a encontrada na Amazônia).

Esse ecossistema corresponde aos climas tropical litorâneo úmido (na faixa litorânea nordestina), tropical de altitude (no Sudeste) e subtropical úido (no Sul). Rios importantes, como o Paraíba, Paraíba do Sul, Doce e Jequitinhonha, drenam seus domínios.

Caatinga

Ocupa cerca de 11% do território brasileiro, predominando no Sertão nordestino (abrange mais de 70% da região Nordeste). Enquadra-se nas formações arbustivas, isto é, apresentam árvores pequenas e baixos arbustos espaçados, onde é comum a presença de cactáceas. Por estar estritamente associada ao clima tropical semi-árido, a caatinga é definida pela ausência de água, apresentando espécies xerófitas. Nesse ecossistema, portanto, teremos uma vegetação adaptada para se proteger da falta de água com a perda das folhas, que diminui a evaporação, ou raízes profundas e ramificadas, que procuram água durante as chuvas. Seus solos são áridos, pouco profundos e pedregosos.

A escassez das chuvas (menor índice pluviométrico brasileiro), rios Temporários (que secam durante as prolongadas secas), relevo formado por depressões e planaltos, rica fauna (calango, cascavel, preá) e flora (mandacaru, juazeiro, xiquexique) compõem esse ecossistema que vem sendo agredido ao sofrer o impacto da irrigação, drenagem, criação de pastos, latifúndios e da desertificação.

Cerrado

O cerrado é o segundo ecossistema mais extenso do Brasil, superado apenas pelo amazônico.

Originalmente ocupava cerca de 2l% do território brasileiro, distribuído entre as regiões Centro-Oeste (onde é predominante), Nordeste e Sudeste.A vegetação do cerrado está associada ao clima tropical típico e caracteriza-se pela associação de formações vegetais diferentes: pequenas árvores retorcidas e arbustos em seu estrato superior misturam-se à vegetação rala e rasteira composta de gramíneas em seu estrato inferior. Apresenta diversos aspectos. O cerrado corresponde à vegetação das savanas. Estende-se por variadas formas de relevo, que vão de depressões e chapadas sedimentares (como a dos Guimarães, no Mato Grosso) aos planaltos. Seu solo é ácido, por isso precisa de correção para uso agrícola, mas é muito aproveitado para o cultivo da soja em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e do café em Minas Gerais, Possui uma rica fauna (ema, coruja) e uma variada flora (palmeiras, pequizeiro). E uma área drenada por importantes rios das bacias Platina, do São Francisco e do Tocantins.

A expansão agropecuária, os garimpes, a construção de rodovias e de cidades, como Brasília e Goiânia, são os principais impactos provocados pela ação humana, que reduziram esse ecossistema a pequenas manchas distribuídas por alguns estados brasileiros.

O cerrado foi declarado "Sítio do Patrimônio Mundial" pela Unesco em 13 de dezembro de 2001.

Pantanal

Encontra-se na região Centro-Oeste, distribuído entre os estados do Mato Grosso do Sul (onde predomina) e do Mato Grosso. Apresenta-se como uma formação vegetal complexa, pois reúne espécies de quase todos os ecossistemas brasileiros, como os cerrados, as florestas e a caatinga.

A vegetação não é homogênea no Pantanal.

Podemos considerar três regiões distintas nesse ecossistema, de acordo com a altitude:

- As regiões mais baixas, onde predominam gramíneas formadas por planícies, estão permanentemente alagadas.

- As áreas que são inundadas na ocasião das cheias formam um verdadeiro mar interior, o mar de Xaraés.A vegetação nessas áreas é formada por árvores de porte médio, arbustos e plantas rasteiras.

Podem ser encontradas árvores como o angico, o ipê e a aroeira.

- As áreas mais altas estão sempre livres das inundações, possuem uma variada flora onde podemos destacar plantas aquáticas, palmeiras, mandacaru e figueiras.

A hidrografia desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com