TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Era verde? ecossistemas brasileiros ameacados

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS

LECIANA SOUSA DE CARVALHO

ERA VERDE? ECOSSISTEMAS BRASILEIROS AMEAÇADOS

 

Fichamento apresentado no curso de ciências biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina biomas brasileiros, no 5° período, sob orientação da professora Priscilla Figueiredo.

Paripiranga

Março de 2016


NEIMAN, Zysman. Era Verde? Ecossistemas Brasileiros Ameaçados. São Paulo editora: Atual. 2013

O livro Era Verde? Ecossistemas brasileiros ameaçados traz em seu conteúdo, como o próprio diz informações acerca dos ecossistemas brasileiros: suas características gerais, suas principais ameaças e determinados recursos para solucionar esses problemas enfrentados pela devastação. Segundo Neiman (2013), esses problemas estão diretamente ligados às ações humanas, que estão sempre pensando em obter lucros pras suas empresas, e esquecendo que os recursos naturais são limitados, encontrar-se aí o grande motivo de tanta devastação que põe em risco a sobrevivência de milhões de espécies de seres vivos, fazendo com que ocorra um grande desequilíbrio no planeta terra.

“As florestas tropicais, além de responsável por mais de 40% do abastecimento de madeira de lei, são vitimas de desperdício. A maior parte das clareias é aberta para expansão de fazendas, onde as árvores são simplesmente cortadas e queimadas no local.” (p.9)

“[...] O crescimento populacional é [...] um dos principais responsáveis pela devastação ambiental.”(p.15)

O primeiro bioma apresentado é o da floresta amazônica. A maior floresta tropical do mundo.

“A Amazônia, com seus 6,5 milhões de km², é a maior floresta tropical do mundo. Abrangendo nove países, ocupa quase a metade da América do Sul. A maior parte da floresta _3,5 milhões de km ²_ encontra-se no território brasileiro. [...]” (p.18)

Ela contém uma grande riqueza na fauna e flora, com a presença várias espécies endêmica da região. Avaliar-se que exista mais biodiversidade de plantas em um hectare do que a Europa inteira e que uma grande parte ainda seja desconhecida pela ciência principalmente algumas espécies dos grupos de invertebrados por não ser muito atrativas, ou seja, não chama muita atenção. Algumas características citadas por Neiman (2013), desse bioma são o solo infértil justamente pela quantidade de arvores alta (outra característica) que utiliza quase toda a matéria orgânica do solo, os decompositores acabam e reciclam o restante, tornando o solo da maior parte do território, improprio para a agricultura. Algumas das principais ameaças e mineração e o desmatamento descontrolado colocando ecossistema amazônico em grande risco, e provavelmente todos os outros biomas também. A Amazônia é ainda, um importante fornecedor de alimentos, matérias primas para a indústria farmacêutica, produtos de borracha entre outros.

A floresta da mata atlântica está bem mais destruída do que a amazônica e vem sofrendo cada vez mais com a devastação desordenada por parte do crescimento populacional, que toma o espaço da vegetação pra construir casas, tudo isso fez com que hoje, ser tenha pouquíssimas áreas originais e várias espécies ameaçadas de extinção. Segundo Neiman (2013), Isso se deve principalmente à exploração que está ligada a própria história do país. Por ser um local de primeiro contato dos europeus, foi onde se começou a extensa e maciça exploração, principalmente com a exportação do Pau-Brasil, depois com a agricultura do açúcar, do café e do algodão, a criação de gado. Para se preservar isso, foram necessárias a tomadas algumas medidas como a criação de unidades de preservação e conservação, parques nacionais ao longo de toda sua extensão. Dentre esses se destacam o parque nacional de Itatiaia, localizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; da Serra da Bocaina no rio de janeiro, do Monte Pascal, Chapada Diamantina na Bahia; e ilhas estaduais como a ilha do Cardoso, ilha de São Sebastião, ilha de Anchieta, do Vale do Ribeira, da Serra do Mar, da serra do Japi, de Jacupiranga todas em São Paulo; parque estadual do desengano no Rio de Janeiro, e em estações ecológicas como as de Caratinga em Minas Gerais; Jureia em São Paulo, poça das Antas no Rio de Janeiro e Tapacurá em Pernambuco. Todas enfrentam mais ou menos os mesmos problemas: desmatamento, construção civil, agricultura, incêndios, extrativíssimo, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com