TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental e Sustentabilidade

Por:   •  26/11/2020  •  Artigo  •  3.297 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

               

Faveni

Pós Graduação em Ensino de Geografia, Meio Ambiente e Historia

Rafael Nunes Garcia

Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Sorocaba

2020

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Autor[1], Rafael Nunes Garcia

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- O presente artigo enfatiza a educação ambiental e a sustentabilidade como possibilidade de uma conscientização mais específica no que se trata das mudanças que estão acontecendo no planeta. Sejam elas climáticas ou de ordem social. A educação ambiental juntamente com a sustentabilidade deve fazer parte do currículo básico, de forma mais intrínseca, onde realmente se possa ter uma verdadeira conscientização. O ambiente escolar já faz parte do cotidiano de muitos cidadãos. No entanto, é necessário ter uma educação que ultrapasse os muros da escola, onde as pessoas possam fazer a diferença. Existem hoje muitas soluções, contudo pouco eficazes. É necessário investir nas novas gerações para que elas possam criar desde cedo uma consciência de mudança.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Mudanças climáticas. Conscientização.


  1. INTRODUÇÃO

Discutir a respeito de educação ambiental e sustentabilidade requer muita atenção, pois são duas ações que adentram em cheio dentro das mudanças climáticas e globais que o mundo tem passado. Não é só discorrer sobre a educação ambientam e afirmar que ela é a solução para os problemas ambientais, e devastações que estão acontecendo mundo afora, é dar uma sustentação da importância da educação ambiental nos dias de hoje. Não fazer uma ação social de plantar uma árvore e afirmar que foi feito algo para preservação de uma espécie. É asseverar com tudo isto que o caminho para educação ambiental é algo mais abrangente.

Não é decorar os princípios básicos da sustentabilidade, e querer que todos façam iguais. Quando se trata de educação ambiental e sustentabilidade é se desfazer de costumes antigos para fazer diferente no presente. Não adianta falar-se tanto de educação ambiental na escola, ou ter o melhor projeto de sustentabilidade, e não ter princípios éticos e de cidadania algum. Os princípios pelos quais a sociedade tem seu direcionamento que é a ética e a moral devem estar dentro da educação ambiental e sustentabilidade.  

Destarte, não é fazer uma educação dentro do muro da escola, mas sim fazer de dentro para fora. É uma educação transformadora. Que faz um movimento de saída e mudança. Por isto, é importante ensinar como disciplina dentro da escola, tanto a educação ambiental como sustentabilidade para que se de a devida importância a estes dois significativos polos.

Portanto, é necessária uma mudança não só de comportamento, mas também de consciência, de que é necessário apresentar soluções para os problemas atuais. Hoje tem se muitas respostas, mas poucos direcionam as repostas para a resolução dos problemas. Por isto é importante, o investimento nas futuras gerações, pois são elas que iram herdar não um mundo apenas  corrompido , mas um mundo que exige mudanças rápidas.

Educação Ambiental

Em tempos hodiernos o termo “educação ambiental” esta cada vez mais sendo utilizada pela mídia e por lideranças mundiais que veem a devastação cada vez maior de áreas que deveriam ser preservadas para frear o aquecimento global. No entanto, quando se fala em educação ambiental para a elite dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, este termo cai em declínio, pois estes não estão preocupados com devastação ambiental ou degradação de um território que seja importante para que as futuras gerações não sofram pelos erros da população mundial.

Contudo, vemos que o desenvolvimento econômico parece ser mais importante que a preservação do meio ambiente. A educação ambiental na atualidade não passa mais de um termo bonito ou aberto apenas para discussão, mas nem todas as pessoas estão preparadas, para um debate que possa vir atingir  a  economia. Estamos passando por tempos muito sombrios, onde pestes, mudanças climáticas, degradações territoriais e ambientais estão cada vez mais a tona, o planeta dá sinais de que é preciso  mudar, do contrário podemos entrar em extinção e sofrer um despejo.

Quando se usa a terminologia “fazer um despejo”, está associada às mudanças que devem ocorrer ou às práticas que devem ser adotadas para ajudar o planeta a manter aquilo que ainda tem de mais precioso, como água, animais, florestas, ouro etc. Muitas mudanças climáticas ainda estão acontecendo ao redor do mundo como furacões, tsunami, terremotos etc. Nem todas as pessoas estão sem fazer nada de mãos amarradas, porém a população mundial precisa se reeducar, reinventar e principalmente despertar uma consciência de educação ambiental.

Segundo Sachs

A educação é essencial para o desenvolvimento, pelo seu valor intrínseco, na medida em que contribui para o despertar cultural, a conscientização, a compreensão dos direitos humanos aumentando a adaptabilidade e o sentido de autonomia, bem como a auto confiança e a auto estima (SACHS, 2004. p. 39)

Desta forma deve-se sempre estar atento aos sinais que o planeta nos dá, seja ele de cuidado ou de alguma coisa precisa ser mudado. As futuras gerações precisam ser mais atentadas e orientadas neste sentido, até mesmo o fato de jogar um simples papel de bala de chão. Existem muitos meios de trabalho que já estão pronto, teses que são imensas que falam de educação ambiental e sustentabilidade, mas que infelizmente só estão no papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com