TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em 1481 Verrocchio vai para Veneza a trabalho

Por:   •  1/12/2016  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

1-)Nasceu na cidade de Vinci, que se situa entre Florença e Pisa, no norte da Itália. Era filho ilegítimo de um jovem advogado e possivelmente de uma aldeã chamada Catarina. O pai de Leonardo não se casou-se com sua mãe, porém se casou três vezes, tendo outro filho alem de Leonardo apenas em sua última união, fazendo com que Leonardo ocupasse o posto de filho único durante toda sua formação.

Podemos destacar o início de sua formação aos 14 anos, após uma infância supostamente desgarrada e cheia de complexos por conta de sua posição familiar, seu pai o manda para Florença em 1965, Leonardo então se torna aprendiz do artista Andréa del Verrochio, ele realizava trabalhos plásticos para as famílias ricas da cidade. Sua oficina era também uma loja, Verrochio era muito famoso tanto como pintor quanto como ourives. Por volta de 1472 Leonardo encerrou seus trabalhos como aprendiz, já era o principal pintor na oficina de Verrochio.

Em 1481 Verrocchio vai para Veneza a trabalho, Leonardo então envia uma carta para Ludovico Sforza (usurpador do trono em Milão), na qual ele propõe diversas invenções que iriam contribuir e muito para as guerras, Ludovico aceitou as propostas feitas por Leonardo, levando-o para Milão.

 As razoes para Leonardo deixar Florença foram: a busca de Ludovico (o Mouro) por um artista capaz de esculpir uma estatua equestre de seu pai (tal trabalho se assemelhava ao trabalho que o “mestre” de Leonardo estava realizando, acredita-se que Leonardo queria realizar uma obra que fizesse frente a deu “mestre”); Outra razão seria o renascimento em Milão, que passava por um período de transição ideológica muito latente, mais popular, idealista e ainda mais voltado para o homem, enquanto na cidade de Florença predomina um renascimento mais clássico e conservador.

4-) Leonardo ocupa um cargo importante na corte milanesa como pintor e organizador de festivais, enquanto trabalhava na estatua equestre que havia se comprometido em fazer, mas a estatua acabou não se concretizando, o artista não dedica muito de seu tempo a esta obra. Também cuidou da decoração do refeitório dos Dominicanos de Santa Maria e dos dormitórios de alguns apartamentos da corte. Logo que chegou em Milão o artista pintou a obra intitulada “A Dama de Arminho”, era um retrato de uma amante de Mouro, acredita-se que a mulher era Cecilia. Também continuou estudos em anatomia que havia começado em Florença, fez alguns projetos de maquinas voadoras, maquinas para afiar agulhas e espelhos, cortar parafusos e limas pontes de ferro, fechaduras de portão, escavadoras, instrumentos para medir agua e vento, relógio de pendulo, além de outras maquinas e engenhos destinados para a guerra, desenhou edifícios, canais, fez mapas, mascaras elaboradas. Acredita-se também que tenha feito um leão mecânico para receber o rei da França. Desenhou alguns diagramas para um livro de álgebra. E por fim uma de suas obras mais importantes “A ultima Ceia”.

5-) Fica clara a preocupação do autor em destacar mesmo que de maneira implícita a postura perfeccionista e detalhista de Leonardo, além de sua postura perfeccionista era também extremamente detalhista e descritivo, relatava seus experimentos, pesquisas e analises de forma rica e detalhada. Também era inovador em suas técnicas, sonhador e ao mesmo tempo racional.

6-) O texto se mostra coerente em seu conteúdo como um todo, atentando a ordem cronológico dos fatos, detalhando não apenas a materialidade dos fatos, ou seja mostra claramente traços dos sentimentos e da personalidade de Leonardo, permitindo ao leitor uma visão mais ampla e rica a respeito do artista, não o tornando um texto cansativo ou pouco objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com