TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia eólica

Resenha: Energia eólica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

A energia eólica é um tipo de energia limpa e renovável, ou seja, não ocorre a emissão de poluentes, além de não exaurir na natureza. É considerada a fonte de energia mais limpa do planeta. Pode ser obtida em locais diversificados da Terra, desde que sejam implantadas as instalações adequadas.

Ela é obtida através do movimento de massas de ar (vento) que é captado por hélices ligadas a geradores. A velocidade de rotação das hélices, conectadas a um gerador de eletricidade, gera energia. As hélices possuem o mesmo formato das asas dos aviões e usam a mesma aerodinâmica, aumentando a eficiência na captação dos ventos.

Hélices responsáveis pela captação do vento

A eficácia para produção da energia eólica depende de aspectos como: topografia do terreno, velocidade dos ventos, eficiência das instalações e operação. Locais com baixa intensidade de vento e ocorrência de chuvas frequentes se tornam inviáveis, devido à baixa produção, desperdício de energia e ao elevado custo das instalações.

Essa fonte de energia não está totalmente isenta de causar possíveis impactos ambientais, pois as hélices produzem ruídos excessivos e interferem nas transmissões de rádio e TV. Outro aspecto negativo é que pássaros podem atingir as hélices.

É um tipo de energia pouco utilizada, países como Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha e Índia, são os principais consumidores da energia eólica. No Brasil, o Estado do Ceará se destaca, pois aproximadamente 160 mil pessoas utilizam esse tipo de energia.

Em razão dos constantes problemas ambientais ocasionados em consequência da utilização das fontes de energia não renováveis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, o interesse por fontes alternativas de energia vem se intensificando. Isso se torna necessário, pois, conforme estudos da Agência Internacional de Energia, as reservas de petróleo devem extinguir em 75 anos, as de gás em 100 anos, e o carvão mineral possui reserva suficiente para mais 200 anos.

Além de ser uma fonte renovável, a energia eólica causa menos impactos ambientais e é encontrada em abundância, podendo ser uma ótima alternativa para minimizar os problemas ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com