TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Geográfico

Monografias: Espaço Geográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

- O que é espaço geográfico? Onde e como ele se apresenta no esquema da sociedade?

Como ele se relaciona com o conhecimento geográfico?

O espaço geográfico é o produto da ação humana sobre a natureza, ou seja, é um espaço que se forma a partir do momento em que o homem imprime a sua cultura em um espaço natural transformando-o em espaço humanizado.

A formação do espaço geográfico se dá pela combinação de transformações naturais, decorrentes da própria dinâmica da natureza, com as sucessivas transformações da sociedade ao longo do tempo.

O conhecimento geográfico pode ser utilizado nas mudanças ocorridas na superfície da terra, na localização de acidentes geográficos, localidades e povos, na descrição das diversas partes do mundo e no estudo das diferenças existentes entre elas.

- O que é conhecimento geográfico? Onde e como ele se apresenta no esquema da sociedade? Como ele se relaciona com o espaço geográfico?

O conhecimento geográfico se deu, através de uma civilização com presença de povos nômades que, necessariamente precisaram desenvolver o sentido de orientação e o conhecimento dos lugares. Orar, por exemplo, sempre direcionado para a Meca, exigia orientação constante. Orientados pela lua e as estrelas, percorriam distâncias. Conhecer o céu não se constituía numa simples curiosidade, mas era uma necessidade. Instrumentos foram concebidos ou assimilados de outras civilizações para permitir melhor orientação.

- O que são Estados, Relações Internacionais e Geopolítica e comos se situam no modelo de sociedade?

Estados -> São entidades caracterizadas por un território claramente delimitado, uma população constante, mesmo que não seja fixa, e um governo.

Relações Internacionais -> São um conjunto de estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado e tenham como locus o sistema internacional.

Geopolítica -> Conhecimento desenvolvido por Frederich Ratzel a partir da segunda metade do século XIX. É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com