TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Geográfico

Trabalho Universitário: Espaço Geográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPAS DE UM PROJETO DE PESQUISA

• Qual deve ser o título?

O título deve ser um panorama geral extremamente resumido do que o projeto irá tratar. Ele necessita atrair a atenção do leitor. Quem o ver deve ficar curioso para ler a continuação do projeto.

• O que é a introdução?

É uma rápida descrição do que vai conter na pesquisa, do que ela apresentará ao leitor. A introdução deve ser breve, contudo objetiva. E necessita, também, mostrar quais os objetivos da pesquisa.

• E dos objetivos?

Neles deve está presente o que a pesquisar quer mostrar, o que ela quer responder. Deve apresentar sua finalidade e a qual resultado se quer chegar. Quanto mais claros, os objetivos, mais facilidade em entender qual será o produto final da pesquisa.

• Quais serão as Perguntas de Pesquisa?

Deverão ser perguntas relacionadas a que linha o pesquisador deverá seguir para chegar aos objetivos da pesquisa. E mais que essencial é apresentar perguntas em que nos objetivos da pesquisa seja proposto respondê-las.

• O que é o Pressuposto Teórico?

Nesta etapa, apresenta-se informações “extra-pesquisa”. O pesquisador deve levar ao seu projeto conhecimentos e definições de outros autores para uma melhor conceituação de sua pesquisa.

• E a Metodologia Científica?

Na metodologia científica descrevem-se todas as fases da pesquisa. O pesquisador deve datar a forma como procedeu para obter o conhecimento científico, o resultado final da pesquisa. São vários tipos de pesquisas, como: bibliográfica, pesquisa documental, experimental, pesquisa de campo, etc. Cada uma tem métodos específicos, e, necessariamente, descrevem-se, nesta etapa, todos os passos desse método. O método que o pesquisador achou mais adequado, e utilizou para o tipo de pesquisa que desenvolveu, deve ser descrito neste item. Se houve coleta de dados é interessante explicitar a localidade onde houve tal pesquisa ocorreu, quem foram os participantes (os informantes) e as características dos mesmos.

A metodologia inclui a forma de elaboração de projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações, teses, etc. Isso tudo segue as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas).

• No que consiste o Cronograma?

Ele serve para que o pesquisador explicite o tempo que levará sua pesquisa e seu desenvolvimento no decorrer dos prazos estabelecidos neste item.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com