TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço geográfico

Tese: Espaço geográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

O espaço geográfico deve ser compreendido enquanto produto social,

portanto num tempo específico: há que se ter clareza do momento histórico que se está analisando e suas especificidades;

Numa sociedade específica: há que se considerar as características e a diversidade social, cultural, étnica da sociedade em questão;

Num lugar específico: há que se considerar o espaço como palco/sustentáculo onde, através das inter-relações, se concretizam os resultados e se constituem as motivações para a produção e reprodução da vida.

O espaço geográfico deve ser compreendido como resultado da integração entre dinâmica físico/natural (relevo, clima, hidrografia, solos,vegetação, geologia, ecossistema, biodiversidadeO bairro em que vivemos!

Planejamento para disciplina de Geografia – 3º Ano do Ensino Fundamental.

Disciplina: Geografia integrado com historia ,matemática,e português

Conteúdo: Espaço urbano

Ano de ensino: 3º ano

Tema: O bairro em que vivemos!

Objetivo:

Identificar características do local em que moramos.

Material:

Folha sulfite, lápis, borracha, papel cartaz, tesoura, giz de cera e lápis de cor..

Conhecimento prévio:

Identificar características do local em que se vive.

Atividade motivacional:

O bairro em que moramos é um lugar muito importante para cada um de nós. Pois é nele que se encontram sua moradia, a rua onde você brinca, o local de compras, onde vivem amigos e vizinhos.

Os alunos farão uma pesquisa com os pais ou vizinhos para saber como era antigamente o bairro onde moram.

Encaminhamento metodológico:

Solicitar que os alunos escrevam no quadro o nome do bairro em que moram e uma característica. Perguntar a eles se sabem quais são as transformações que ocorreram no Brasil desde o início da construção dos estados e capitais.

Comente sobre as mudanças que acontecem nos bairros onde moramos e solicite que façam uma pesquisa com seus familiares ou vizinhos.

Para iniciar, os próprios alunos podem colocar numa folha quais mudanças eles viram acontecer no bairro onde moram.

O objetivo do ensino da Geografia é explicar como a sociedade se apropria da natureza. Sendo que a paisagem não é estática. Ao contrário está em constante transformação e é esse caráter de mutação e inter – relação com o ser humano que deve ser enfatizado. A Geografia é essencialmente uma história da natureza.

Assim, os PCN’s da subsídios para os professores trabalhem com seus alunos para que os mesmos aprenda a observar, descrever, registrar,explicar, comparar e representar as características do lugar onde vive, de outra paisagens a de diferentes espaços geográficos, isto é, a ação do ser humano sobre a natureza.

2. O que faz com que os espaços geográficos sejam alterados?

O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço), tendo como finalidade a intencionalidade humana. Pode-se encontrar no espaço geográfico formas "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc...) e artificiais (casas, avenidas, pontes...). Em geral, o espaço geográfico é o espaço ocupado e organizado pelas sociedades humanas. Ele é poligênico - sendo que para seu entendimento é necessário o estudo de todo o processo históricode sua formação

3. Conceitue espaço geográfico, paisagem, território e lugar.

Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera as chamadas “paisagens ocultas”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade. Além disso, tal definição também peca por apenas considerar o sentido da visão como preceptora do espaço, cabendo a importância dos demais sentidos, com destaque para a audição e o olfato.

Dessa forma, podemos afirmar, de maneira simples e direta, que o conceito de paisagem refere-se às manifestações e fenômenos espaciais que podem ser apreendidos pelo ser humano através de seus sentidos.

Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza. Mas nem sempre essas fronteiras são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um território obedece a uma relação de poder, podendo ocorrer tanto em elevada abrangência (o território de um país, por exemplo) quanto em espaços menores (o território dos traficantes em uma favela, por exemplo).

Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com