TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura do Planeta Terra

Por:   •  10/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

EDNA LOPES ATANÁSIO VEIGA – RA 1142565

ESTRUTURA GEOLÓGICA DO PLANETA TERRA

CAMPINAS

2015

ESTRUTURA GEOLÓGICA DO PLANETA TERRA

Baseado nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

Baseado na afirmação anterior e nas leituras propostas, responda as questões a seguir:

1) Como se dá a divisão da estrutura interna da Terra?

O interior da Terra divide-se em três partes quimicamente diferentes: crosta, manto e núcleo, de maneira semelhante à composição de um ovo.

Crosta terrestre é a porção interna, fina e rígida da Terra. Embora seja feita de material rochoso, é muito frágil em resistência. Nosso planeta possui uma crosta Continental e Oceânica que diferem em espessura, densidade e tipo de rochas.

O Manto tem 2.850 km de espessura e representa aproximadamente 68°/ da massa da Terra. Sua camada superior consiste em material rochoso e, junto com a crosta sólida, forma a litosfera.

O Núcleo e composto basicamente de ferro, (80/°) derretido, alcançando uma temperatura de 1.000 °C. Acredita-se que o Núcleo terrestre seja formado de duas porções, uma externa, de consistência líquida, e outra interna, sólida e muito densa.

2) Como se caracterizam os minerais?

Os minerais são compostos ou são substâncias químicas de origem inorgânicas, que se formam na natureza terrestre, normalmente com composição química definida e, que se formado em condições favoráveis, terá estrutura atômica ordenada condicionada sua forma cristalina e suas propriedades físicas. Os minerais são caracterizados pela maneira com que os átomos (cátions e ânions) estão dispostos e pela composição química. A composição química dos minerais pode variar dentro dos limites definidos e previsíveis pelas características atômicas gerando os diferentes grupos de minerais ou soluções sólidas.

3) Como se caracterizam as rochas e quais são os principais tipos existentes?

A camada rígida mais externa da Terra é a litosfera e é constituída essencialmente por rocha. As rochas são agregadas de minerais, e diferem entre si basicamente pela composição mineralógica e pela textura (tamanho e forma dos minerais e a forma que estão dispostos). A mineralogia e a textura que caracterizam a rocha são determinadas pela sua origem geológica, ou seja, onde e como se formou.

As principais rochas existem são:

• Rochas magmáticas que é formada pela solidificação de rochas fundida (magma). Alguns exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

• Rochas sedimentares formadas por deposição de materiais em ambientes continentais ou marinhos. Alguns exemplos dessas rochas: areia, argila, sal-gema e calcário.

• Rochas metamórfica formada pela transformação de rochas pré-existentes no estado sólido devido ao aumento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com