TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANETA TERRA CONTÉM EM SUA ESTRUTURA INTERNA UM NÚCLEO NO QUAL HÁ UMA ENORME

Por:   •  9/12/2021  •  Dissertação  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

O planeta Terra contém em sua estrutura interna um núcleo no qual há uma enorme

quantidade de ferro derretido, fazendo este a se comportar como um grande ímã. Tal característica proporciona o bom uso de um instrumento inovador criado primeiramente pelos chineses e adaptado ao longo dos anos, este aparelho é a bússola, e o seu funcionamento consiste na atração ocasionada pelo núcleo da Terra a agulha ionizada do dispositivo. Ela mostra a direção dos polos magnéticos da Terra, os pontos auxiliares e outros pontos intermediários para que possamos seguir direções bem precisas. Toda bússola apresenta um mostrador com os pontos cardeais e os pontos auxiliares.

Como a concha era muito imprecisa, os chineses começaram a magnetizar agulhas de modo a ganhar mais precisão e estabilidade. De acordo com alguns escritos chineses, as primeiras bússolas foram utilizadas no mar por volta do ano 850. Os navegadores levavam a bordo pedras de magnetita para imantar as agulhas à medida que estas iam perdendo o seu magnetismo. A bússola foi desenvolvida através dos séculos e um avanço considerável foi conseguido quando se descobriu que uma fina peça de metal podia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro. O passo seguinte foi conseguir envolver e encerrar a agulha num invólucro cheio de ar e transparente, o chamado invólucro da bússola, estando a agulha protegida dessa forma. Inicialmente, as agulhas das bússolas “dançavam” bastante e demoravam muito tempo a estabilizar. As bússolas modernas são instrumentos de precisão, e a sua agulha, geralmente encerrada num invólucro cheio de líquido, rapidamente se posiciona na direção NorteSul. A invenção foi então disseminada pelo mundo por astrônomos e cartógrafos, alcançando os europeus, indianos e muçulmanos. (ARAUJO e CARVALHO, 2008, p. 7)

1. Tipos de Bússolas

Por ser um antigo instrumento ainda bastante usado pelas pessoas, a bússola sofreu

reestruturações para que atendesse melhor as exigências humanas. Os principais tipos de bússolas são as bússolas magnéticas – que se baseiam no polo norte magnético da Terra – e as bússolas solares – orientadas pelos pontos onde o sol nasce e se põe –, sendo solares as mais simples comparando-se a um relógio de sol, com uma haste vertical sobre uma superfície plana.

O princípio que orienta a construção das bússolas solares é que o sol sempre nasce no Leste e se põe no Oeste, porém esta conclusão deixa a desejar pelo fato de que nem sempre se tem a referência correta do na6scer e do pôr-do-sol tendo também as suas inviabilidades noturnas. As bússolas mais usadas atualmente são as do tipo magnética, que tem como base de funcionamento uma agulha imantada que aponta para o norte magnético. Um importante auxílio para todas as bússolas, sejam elas magnéticas ou solares, é o uso da Rosa dos Ventos que é aquele desenho que tradicionalmente aparece nos mapas indicando a direção dos pontos cardeais, podendo também incluir os colaterais e subcolaterais.

Hodiernamente já se tem aparelhos mais sofisticados, atendendo com o mesmo

sistema usado nas magnéticas (agulha imantada), no entanto com roupagens diferentes, sendo elas as eletrônicas/digitais, e aquelas que se direcionam através de satélites, a partir de sinais trocados entre si, surgindo assim o GPS (Sistema de Posicionamento Global), que nada mais é do que uma bússola fornecendo um completo sistema de navegação, apresentando rotas precisas ou com o mínimo de falhas.

2. Uso das Bússolas

Este equipamento possui diversas finalidades, sendo a mais lembrada a de se

localizar em determinado local. Nos esportes como a caminhada e ciclismo, geralmente usa-se o aparelho. A tal bussola geográfica – comumente usada por esses atletas – mede ângulos horizontais, normalmente o Azimute – o azimute é o ângulo formado entre o Norte e o alinhamento, esse ângulo varia de 0º a 360º e é contado no sentido horário –, algumas possuem também a graduação em quadrantes para medir também o Rumo.

A escala circular tem dois hemisférios: o hemisfério sul e o hemisfério norte. O hemisfério sul é dividido em dois quadrantes, sudeste e sudoeste; o hemisfério norte também é dividido em dois quadrantes: Nordeste e Noroeste. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com