TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de Atividade Pratica Geomorfologia

Por:   •  19/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA 1 – 24/08/2021

Geomorfologia.

Aluno: Eric de Oliveira Lacerda

1 – Defina o que é:

a) Relevo

Resposta: O relevo é a parte superficial da litosfera, e pode ser definido como o conjunto de formas físicas que constituem a superfície da Terra.

b) Geomorfologia

Resposta: Geomorfologia é uma ciência cujo tem como objeto de estudo as irregularidades da superfície terrestre, ou simplesmente, as diversas estruturas e formas do relevo. Tal como em suas fisionomias atuais como também em seu processo geológico e histórico de formação e transformação.

2 – Como surgiu a ciência geomorfológica?

Resposta: A geomorfologia teve seu início no final do século XlX com a ideia sobre a criação do relevo através de catástrofes ou catastrofismo como causa principal, mas ao longo do tempo os geógrafos começaram a demonstrar que outras causas foram as responsáveis pela modelagem da superfície da terra.

3 – Explique por que a geomorfologia é considerada uma ciência integradora.

Resposta: A geomorfologia desde sua formação integra tanto na geografia física, quanto na geografia humana pelos motivos como por exemplo os desastres naturais e as relações     socioambiental com relação homem-natureza, e outro fator agregador seria a topografia que é um estudo da geografia matemática; essas são umas das razoes pela qual a geomorfologia é considerada uma ciência agregadora.  

4 – Para que serve a geomorfologia?

Resposta: A geomorfologia com ciência tem a tarefa de estudar e analisar todos os fenômenos que ocorrem de forma direta e indiretamente na formação do relevo. Através da sua análise é disponibilizado as informações das causas da ocorrência de um determinado tipo de relevo, levando em consideração os agentes naquela região.

5 – Dê um exemplo prático de aplicação da geomorfologia para solução de problemas

contemporâneos.

Resposta: Uma das principais aplicações da geomorfologia atualmente é na analise do relevo na qual será construída uma casa ou um prédio; também outro exemplo da geomorfologia pode contribuir para a diminuição dos impactos ambientais como construções de tuneis e vias pavimentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (332.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com