TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS

Por:   •  16/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CETEP - CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO DA BACIA DO RIO GRANDE

 TÉCNICO EM INFORMÁTICA

FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS

GUTEMBERG GAMA, ROBERTS PORTO E SAMARA SANTOS

BARREIRAS - BA

 2017

GUTEMBERG GAMA, ROBERTS PORTO E SAMARA SANTOS

FONTES DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEIS

Trabalho apresentado ao curso Técnico em Informática do Centro Territorial de Educação Da Bacia o Rio Grande - CETEP, como requisito de avaliação da disciplina de Geografia, sob orientação da professora Olga.

BARREIRAS – BA

2017

RESUMO

As fontes de energia não renováveis são aquelas cujas reservas se encontram na natureza em quantidades limitadas cuja utilização leva ao esgotamento das reservas. Isto porque o processo de formação de tais fontes de energia pé muito lento quanto comparado com ritmo de consumo que o ser humano faz delas.

Consideram-se fontes de energia são renováveis, os combustíveis de origem fóssil, carvão, petróleo bruto e gás natural. São também consideradas energias sujas um vez que a utilização e exploração decorrem graves danos para o meio ambiente e para a sociedade. Geralmente, estas fontes de energia são desiguais de convencionais, pois o uso generalizado, existindo uma grande dependência, principalmente econômica dos países não produtores. O recurso a energia nuclear surgiu como uma solução possível face ao problema do efeito de estufa, umas vez que neste processo não são emitidos gases poluentes para a atmosfera. No entanto, os riscos inerentes a esta forma de produção de energia elétrica, como o perigo de explosão nuclear, de fugas radioativas, a produção de resíduos radioativos, a contaminação, e o custo elevado de construção e manutenção deste tipo de instalação faz com que este seja um assunto de frequentes discussões públicas.

A verdade é que o rápido aumento observado no consumo de energia, e par dos problemas do atual modelo energético, fazem com que seja imprescindível propor um novo modelo, tendo em conta o binómio eficiente ou poupança energética.

Palavras-chave: Fontes de Energia Não Renováveis; Fóssil; Carvão; Petróleo Bruto; Gás natural.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................05
  2. CARVÃO MINERAL .......................................................................................07
  3. PETROLEO ....................................................................................................08
  4. GÁS NATURAL ..............................................................................................09
  5. ENERGIA NUCLEAR .....................................................................................10
  6. ENERGÉTICOS FOSSEIS .............................................................................11
  7. CONCLUSÃO .................................................................................................12
  8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................13


  1. INTRODUÇÃO

As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear. Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, uma vez que é necessário muito tempo para as repor, e a sua distribuição geográfica não é homogénea, ao contrário das fontes de energia renováveis, originadas graças ao fluxo contínuo de energia proveniente da natureza.

Geralmente, as fontes de energia não renováveis são denominadas fontes de energia convencionais, uma vez que o sistema energético atual assenta na utilização dos combustíveis fósseis. São também consideradas energias sujas, já que sua utilização é causa direta de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade: destruição de ecossistemas, danos em bosques e aquíferos, doenças, redução da produtividade agrícola, corrosão de edificações, monumentos e infraestruturas, deterioração da camada de ozono ou chuva ácida. Sem esquecer os efeitos indiretos como os acidentes em sondagens petrolíferas e minas de carvão ou a contaminação por derramamentos químicos ou de combustível.

Atualmente, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energético que privilegia o uso de fontes de energia não renováveis é o denominado efeito de estufa. As instalações que utilizam combustíveis fósseis não produzem apenas energia, mas também grandes quantidades de vapor de água e de dióxido de carbono (CO2), gás que é um dos principais responsáveis pelo efeito de estufa do planeta. A par deste, são ainda emitidos para a atmosfera outros gases nocivos como os óxidos de azoto (NOx), de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos (HC). Estes gases, por sua vez, provocam uma série de modificações ambientais graves e cuja concentração na atmosfera causa a poluição das cidades, a formação de chuvas ácidas, de névoa (denominada smog fotoquímico), o aumento do efeito de estufa do planeta e concentrações elevadas de ozono tropos feérico.

O recurso à energia nuclear surgiu como uma solução possível face ao problema do efeito de estufa (não são emitidos gases poluentes para a atmosfera; contribui para a diversificação das fontes de energia, diminuindo a vulnerabilidade do país às oscilações de preço dos combustíveis fósseis; etc.) mas os riscos inerentes à produção de energia eléctrica recorrendo a esta fonte (perigo de explosão nuclear e de fugas radioativas; produção de resíduos radioativos; contaminação radioativa; etc.), sem esquecer também o custo elevado de construção e manutenção das instalações, contribuem significativamente para que o uso desta fonte de energia continue a ser encarada, por muitos, como um risco desaconselhável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com