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Fichamento Doreen Massey

Por:   •  18/4/2021  •  Abstract  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

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Como fazer um resumir:

  1. Fazer um resumo com suas palavras cada parte dos textos
  2. Aborda com as palavras do autor/a (fichamento simples)
  3. Relacionar ao seu trabalho

Um sentido global do lugar

Doreen Massey

A contemporaneidade leva a expressões como “superação de barreiras espaciais”, ruptura dos horizontes”, aceleração”, “aldeia”.  “Um dos resultados dessa situação é a crescente incerteza sobre o que quer queremos dizer com “lugares” e como nos relacionamos com eles.” Pg 177

Questionamento mote: Como, diante de todo esse movimento e de toda essa mistura, podemos manter algum sentido de um lugar local e de sua particularidade? A noção (idealizadora) de uma época em que os lugares eram (supostamente) habitados por comunidades coerentes e homogêneas é contraposta à fragmentação e à ruptura atuais.

Mais questionamentos pg. 179

Conceito de enchiladas

A autora propõe o questionamento da etnocentricidade da ideia de compressão de tempo-espaço mas também é necessário compreender as causa.

- O que determina nossos níveis de mobilidade e influencia o senso que temos do espaço e do lugar?

 A compressão de tempo-espaço refere-se ao movimento e à comunicação através do espaço, à extensão-geografica das relações sociais e a nossa experiência de tudo isso.

- A interpretação habitual é a de que isso resulta quase exclusivamente das ações do capital e de sua internacionalização crescente. Assim, sendo essa interpretação, é o tempo-espaço e o dinheiro que fazem o mundo girar – e nós girarmos em torno do mundo. “Sustenta-se que é o capitalismo e seu desenvolvimento que determinam a compreensão e nossa experiência do espaço.” P.178 A autora afirma que essa interpretação ainda é insuficiente. 

Deve ser considerado a raça e o gênero. Exemplo mulheres não “podem” sair a noite sem o risco de serem assediadas e isso não tem nada a ver com o capitalismo e sim sobre um sistema machista.

“Em outras palavras e dito de forma simples, há muito mais coisas determinando nossa vivência do espaço do que o “capital” pag. 179 e deve ser destacado que o exemplo das mulheres apresenta que a “compreensão de tempo-espaço” não vem sendo aplicado para todos e toas as esperas de atividades. 

IMPORTANTE!! “Em outras palavras, e de forma muito ampla, a compressão de tempo-espaço precisa de diferenciação social. Não se trata somente de uma questão moral ou política envolvendo desigualdade, embora isso fosse motivo suficiente para menciona-la: trata-se também de uma questão conceitual” pg. 179 

Conceito - Geometria do poder: A geometria do poder da compressão de tempo- espaço, pois diferentes grupos socais e diferentes indivíduos posicionam-se de formas muito distintas em relação aos fluxos e ao movimento.

Dominadores do tempo -espaço  - seria então as “grandes” nações?

Posso relacionar isso com o controle dos jornais do período. “Esses são os grupos realmente responsáveis pela compressão de tempo-espaço, que podem de fato fazer uso dessa compressão e transforma-la em vantagem, cujo poder e influencia ela com certeza aumenta.” Pg. 180Na mesma pagina a autora vai apresentar, exemplos físicos de modificações plurais e culturais. Ou dominação do tempo-espaço de forma global sendo assim receptores da “compressão do tempo-espaço” mas podemos observar varias complexidades nesse processo.

Exemplo dos moradores das favelas no Rio “Em certo nível, essas pessoas são grandes colaboradoras para o que denominamos de “compressão de tempo – espaço”; em outro, são prisioneiras dela.

“Não se trata simplesmente de uma questão de distribuição desigual, de que algumas pessoas movimentem-se mais do que outras e que alguns tenham mais controle do que outros. Trata-se do fato de que a mobilidade e o controle de alguns grupos podem ativamente enfraquecer outras pessoas. A mobilidade diferente pode enfraquecer a influência dos já enfraquecidos. A compressão de tempo-espaço de alguns grupos pode solapar o poder de outros.” Pg.180

“Em outras palavras, precisamos nos perguntar se nossa relativa mobilidade e poder sobre a mobilidade e a comunicação aumenta o aprisionamento espacial de outros grupos. Pg.181

Questionamento do sentido de lugar. Como podemos afirma um lugar, se quando podemos mudar desse lugar encontramos a mesma musica comida... 

A uma busca pelo “verdadeiro lugar para muitos estudiosos tem a ver com a segurança e herança que o local pode proporcionar.

Então porque ter um lugar, uma localidade? “Um sentido do lugar”, de enraizamento, pode fornecer estabilidade e uma fonte de identidade não problemática. Entretanto, nesse aspecto, o lugar e a espacialidade local são rejeitados como uma evasão, como uma retirada da dinâmica e mudança da “vida real, que é o que devemos apreender se quisermos mudar as coisas para melhor. pg.181

Para pessoas progressistas: “O lugar e a localidade são focos de uma forma de escapismo romantizado da atividade real do mundo. Enquanto o “tempo-espaço” é visto como movimento e progresso, o “espaço” ou “lugar” é equiparado a imobilismo e reação” pg.181

A autora descorda de algumas coisas, como a compressão de tempo-espaço produzirá insegurança.

“É precisamos, portanto, pensar no que possa ser um sentido adequadamente progressista do lugar, aquele que seria adequado aos tempos globais-locais atuais e aos sentimentos e relações que esses tempos fazem emergir, e que seriam úteis no que são no fim das contas, disputas políticas muitas vezes baseadas no lugar”

 Doreen, critica a concepção de lugar de forma singular, um lugar pode ser plural assim como as pessoas. Ou seja, a lugares dentro de um?

“O itinerário das pessoas pelo lugar, seus refúgios favoritos e as conexões que realizam entre esse lugar e o resto do mundo viriam muito. Se se reconhece que as pessoas podem ser uma fonte de riqueza ou conflito, ou de ambas.” pg.183

 O problema está na interpretação de lugar com a “comunidade, é uma visão equivocada. visto que dentro das comunidades ainda há diferenciações e pluralidades.

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