TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fogos

Resenha: Fogos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Fogos dispersos e colunas de fumaça das fogueiras dos nativos pareciam boiar sobre as águas, no nevoeiro do amanhecer. Possivelmente foi esse entorno místico o que deu seu nome ao lugar: Terra do Fogo.

A Terra do Fogo (em castelhano Tierra del Fuego) é um arquipélago na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal (a Ilha Grande da Terra do Fogo, muitas vezes chamada igualmente Tierra del Fuego) e um grupo de ilhas menores. Sua superfície total é de 73.753 km² (semelhante ao território da Irlanda), sendo o arquipélago separado do continente sul-americano pelo estreito de Magalhães. A ponta mais a sul do arquipélago é o Cabo Horn.

Em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da Terra do Fogo) e o Chile (província da Terra do Fogo).

As ilhas têm formação a partir do choque de placas tectônicas marinhas, formando um arco de ilhas, que no caso, são voltadas para sudeste. Essa formação indica a presença de rochas metamorfizadas, como por exemplo rochas magmáticas. Somando a isto, a região possui grande instabilidade tectônica, portanto há relatos e estudos sobre atividade de vulcanismo e terremotos.

As localidades mais importantes do arquipélago são Ushuaia, Rio Grande e Porvenir, as duas primeira na parte argentina e a última na chilena.

Também pode ser conhecida com "Deserto da Patagônia".

Ver também[editar]

Parque Nacional da Terra do Fogo

Provincia de Tierra del Fuego

Bibliografia[editar]

Bridges, Lucas. 1948. Uttermost Part of the Earth. Reed. c/ Introd. de Gavin Young, Century Hutchinson, 1987. ISBN 0-7126-1493-1

Bollen, Patrick. 2000. "Tierra del Fuego" B/W Photobook. Lannoo Publishers, Tielt, Bélgica. ISBN 90-209-4040-6

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Terra do Fogo

Site oficial da Provincia de Tierra del Fuego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com