TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fome No Mundo

Trabalho Universitário: Fome No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução.

Neste trabalho iremos abordar sobre um grande problema de nível mundial: a fome. Sabendo que tudo o que é produzido no mundo é o suficiente para todos terem comida farta todos os dias, porque quase um bilhão de pessoas no mundo são assoladas pela fome? É o que iremos explicar no decorrer do trabalho.

A relação entre a agropecuária e a fome, outras causas que causam esse mal e soluções elaboradas por nós serão vistas adiante. Esperamos que este trabalho ofereça esclarecimentos o suficiente para o entendimento deste problema, o maior enfrentado na atualidade.

DESENVOLVIMENTO

Cenário agropecuário atual.

É errado pensar que a fome no mundo é causada por uma população excessiva, ou o fato de não ter terras cultiváveis suficientes no mundo. Primeiro temos que saber: temos terra o suficiente para que todos no mundo possam ter acesso farto à comida. A culpa mesmo é do modo de produção atual.

Para um melhor entendimento, temos que saber sobre o cenário agropecuário atual. Se com as terras atuais poderia haver comida farta para todos, porque isso não acontece?

1- Política de monocultura: em muitos países, predomina a cultura de apenas um produto principal, para suprir outros países, geralmente desenvolvidos. Estes países, não investem em tecnologias para manufaturar outros itens, e acabam tendo que importar itens industrializados e outros diversos. E o pior, o preço que será pago pelo o único produto produzido, são as potências que determinam. E o preço que esse país terá de pagar pra comprar produtos manufaturados, também são as potências que determinam. Assim, o preço que ele terá de pagar para comprar os manufaturados, são maiores que os preços de venda de suas commodities, sendo obrigados a comprar quantidades insuficientes de produtos industrializados para não gerarem dívidas. Produtos insuficientes: população com fome. Quem acaba gerando isso, são as multinacionais.

2- Multinacionais: empresas de caráter mundial que tem como objetivo lucro massivo. Atuam em países onde há matéria-prima barata e de limitados direitos dos trabalhadores. Exploram diversos países e conseguem commodities abundantes, oferecendo diversos itens aos países desenvolvidos. Assim, os países que são abusados, passam a não ter acesso a nenhum produto, pois o que é produzido é exportado. Apenas uma minoria terá dinheiro para comprar os manufaturados importados.

3- Emprego nos países monocultores: em países monocultores, o número necessário de pessoas trabalhando é drasticamente menor do que a população, principalmente pela substituição por máquinas. Ou seja, apenas uma parte pequena da população pode trabalhar e ter dinheiro para comprar os produtos manufaturados importados. O resto, sem nenhuma outra oportunidade de trabalho, acaba não tendo acesso a alimento. Isto acontece muito nos países africanos, onde a produção dos países é exclusiva a minérios ou produtos agrícolas. Por isso há um percentual de miséria e fome tão abundante nesta parte do planeta.

Outras causas da fome.

Não é apenas pela exploração agrícola dos países que a fome é causada. Outros diversos fatores constituem esse mal a ser combatido. Dentre eles, podemos destacar:

Dívidas externas: países menos desenvolvidos acabam contraindo dividas com os países desenvolvidos ao comprar produtos manufaturados. Em pouco em pouco, a dívida aumenta, junto com os elevados juros. Mas, se os países decidirem pagar as dívidas, acabam não possuindo fundos para comprar alimentos manufaturados.

Conflitos armados: em todo o mundo, o que é gasto com armas e equipamentos militares nos diversos conflitos armados pelo mundo em UM mês, seria o suficiente para alimentar toda a população mundial por TREZE meses. Sem falar, que num meio em que há conflitos militares, a distribuição de alimentos é ainda mais precária.

Neo-colonialismo: muitos países se tornarem independentes no século XX, principalmente a partir de 1945. Antes, dependentes de suas metrópoles, mesmo depois de independentes continuaram com fortes relações de comércio, abusivo, por falta de infraestrutura.

Soluções para a fome.

Dentre os problemas citados, o nosso dever é elaborar soluções para a fome no mundo sem grandes impactos mundiais. A nosso ver, é necessária uma profunda mudança em todo o sistema de produção atual, que funciona de modo egoísta, favorecendo cada vez mais o crescimento e o lucro de poucos. Soluções elaboradas por nós são:

Incentivo para instalação de indústrias em países monocultores.

Ter uma melhor distribuição de empresas pelo mundo, principalmente nos países monocultores, onde todos pudessem ter acesso a dinheiro para comprar alimentação. Empresas do setor alimentício nestes países seriam de grande valia, para acabar com a dependência dos países ricos e com os altos preços cobrados por eles. Esta medida deveria ser feita de forma gradual, para não ocasionar uma forte crise nos países ricos.

Solução e eliminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com