TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

Por:   •  18/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Principais fontes renováveis de energia elétrica

Hidrelétrica:

A água do rio é represada por barragens que controlam o nível de água da represa, caso chova muito as comportas da barragem se abrem para darem vazão á água, a água represada entra com grande pressão em um aqueduto e segue em direção as turbinas, que são as responsáveis pela geração de energia. A água faz as pás girarem e essas mesmas pás são presas em um eixo que aciona o gerador da usina transformando a energia mecânica em energia elétrica. Depois desse processo a energia passa por um transformador que aumenta a tensão da energia permitindo que ela viaje pelos fios e chegue até as casas, prédios e etc.

A energia produzida em uma hidrelétrica é uma das mais limpas e seguras que existem, a emissão de poluentes é muito baixa, isso porque a matéria prima utilizada para produzir energia é a água que é um combustível praticamente inesgotável.

Eólica:

A energia eólica é gerada em parques eólicos, os parques eólicos são um conjunto de vários aerogeradores, estes aerogeradores contém hélices que irão girar impulsionados pelo vento, gerando energia mecânica que através de um gerador é transformada em energia elétrica.

A energia eólica é 100% limpa, ou seja, não gera nenhum impacto ambiental. Porém um ponto negativo é que nem sempre quando precisamos tem vento para a geração.

Solar:

A geração de energia solar pode ocorrer de duas maneiras, a primeira é feita com painéis fotovoltaicos, que transformam a irradiação do sol em energia elétrica. Já a segunda maneira é realizada com um sistema heliotérmico, que transforma a irradiação solar em energia térmica e depois em energia elétrica.

A energia solar é 100% renovável e limpa, porém ainda tem um custo muito alto.

Principais fontes não renováveis de energia elétrica

Termoelétrica:

A produção dessa energia é feita por usinas termelétricas, essas usinas funcionam com o aquecimento de água junto de combustíveis fósseis, como carvão gás natural e derivados de petróleo. O aquecimento desses produtos geram vapor, esse vapor é direcionado por tubulações até chegar nas turbinas fazendo-as girar, e essas turbinas são conectadas a geradores que irão transformar energia mecânica em energia elétrica.

Essa produção de energia tem um grande impacto ambiental, pois a queima de combustíveis fósseis gera uma fumaça que polui o ar. Além disso ela é uma fonte de energia não renovável, já que combustíveis fósseis são materiais finitos.

Nuclear:

A produção dessa energia é feita por usinas nucleares, essas usinas utilizam elementos radioativos, o mais utilizado é o urânio, que no processo se desintegram e geram calor, esse calor é utilizado para transformar água em vapor. Esse vapor é direcionado por tubulações até chegar nas turbinas que movem um gerador de eletricidade.

A energia nuclear tem uma enorme capacidade produtiva, pois com 1 libra de urânio é possível gerar 3 milhões de kWh de energia elétrica. Porém além dos riscos envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com