TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA

Por:   •  6/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 2 - Relatório reflexivo

A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre, o espaço e a paisagem, também estuda a relação sociedade e natureza que permite conhecer e planejar o espaço qual se vive. Quando a geografia estuda homem e natureza permite ter um olhar mais crítico em relação às ações do homem e como ela modifica o espaço geográfico.

A geografia proporciona compreenderem a localização onde se situam as diferentes localidades do mundo e interpretar as vantagens e as desvantagens da localização, descrição dos lugares, que permite conhecer melhor sobre ambiente a natureza de diversas regiões, permite conhecer as diversas faces da Terra, como por exemplo, a eliminação de uma favela ou a alteração do curso de um rio e as relações espaciais relações entre os planetas, as estrelas e outros corpos celestes e encaram os seres humanos em suas relações espaciais, assim como os historiadores vêem a vida humana em suas relações temporais.

Tornar significativo a leitura do mundo do homem é compreender a busca incansável de sua sobrevivência e satisfação de suas necessidades, o ensino de geografia, passa a ser importante para quem quer pensar, entender e propor a geografia como um componente curricular significativo.

Passo 2 – Geografia: Sabendo-se que o professor deve valorizar a atuação do aluno na sala de aula, orientando-o em suas atividades de observação, descrição, comparação e a explicação; em grupo, leiam o texto a seguir e organizem uma atividade didática (*) que atenda os pressupostos e os objetivos do ensino de geografia.

“A paisagem é um todo, que pode ser compreendido desde as suas partes. Como totalidade, a paisagem envolve componentes naturais e humanos e, sobretudo, a maneira que apreendemos esses componentes. Na leitura da paisagem, aproximamo-nos de diversas – e não raras vezes, diferentes e divergentes – maneiras de apreensão e compreensão da paisagem, expressas nos sentimentos e na memória das pessoas, nos textos científicos sobre o lugar, na literatura, no mundo de vida das pessoas. Essa apreensão está relacionada também às nossa referencias, ou seja, àquilo que conhecemos de antemão, às nossas vivencias, à nossa maneira de perceber e compreender o mundo. Alguns procedimentos, entretanto, nos são comuns. Ao entrar em contato com uma paisagem, procuramos observá-la, compará-la com aquilo que conhecemos, explicá-la. Esses procedimentos na escola devem ser ampliados. É preciso ensinar os alunos a perceber uma paisagem não apenas por meio daquilo que nela podemos enxergar, mas também por intermédio dos sons, das cores, dos cheiros que nela percebemos. Principalmente, devemos ensinar os alunos a olharem a paisagem buscando alem daquilo que nos é mais imediato observá-la de maneira intencional, procurando explicá-la. Nem sempre as explicações que construímos abarcam a totalidade da paisagem. Nem sempre temos a intenção de abarcar essa totalidade. Ás vezes interessa-nos apenas alguns aspectos”

(texto adaptado do documento Parâmetros em ação – MEC - 1995- p.108)

PLANO DE AULA DA ATIVIDADE DIDÁTICA.

Público – alvo: alunos do ensino fundamental 5º ano.

Etapa e modalidade de ensino: anos iniciais do Ensino Fundamental –

Série/ano turma: 5º Ano

Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 1h/a

Tema da aula: As diferentes paisagens (naturais e humanas).  

Justificativa:

O homem a cada dia que passa altera o equilíbrio da natural com suas ações que destrói a natureza destruindo os recursos naturais. Oportunizar para os alunos a possibilidade de conhecer os mais diversos tipos de componentes naturais e humanos é de suma importância, pois o aluno pode se reconhecer como parte integrante e participativa da sociedade.

 Disciplina vinculada ao tema: Geografia

Objetivos pretendidos:

  • Entender o espaço natural e humano
  • Conhecer as relações homem e sociedade nas paisagens
  • Refletir sobre a conservação da natureza

Conteúdo:

Componente natural e humano.

Situação didática:

Explicar sobre a paisagem construída pela sociedade e quais os componentes naturais e humanos. Explicar que as diversas transformações da natureza podem ocorrer pelas ações do homem e pelo tempo, alterando espaço geográfico. Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir jornais, revistas e solicitar que os mesmos encontrem paisagens naturais e humanas e recorta-lós. Após analisarem os jornais e revistas pedir que colem no mural as paisagens correspondentes de cada componente natural e humano.

Recursos: Revista, jornal e cola. Tesoura e papel pardo.

Cronograma: A aula será ministrada no dia 09/11/11 quarta-feira

Avaliação:

A avaliação ocorrerá em todos os momentos de acordo com a aprendizagem observada e alcançada.

Referências bibliográficas

BRANCO ANSELMO. Geografia Geral e do Brasil, Ed FTB. Ano 2009.

Passo 3 – Geografia: O trabalho com a leitura e produção de mapas envolve procedimentos didático-pedagógicos e a definição de expectativas de aprendizagens. Para tanto, descrevam sobre

A importância social de se aprender a ler e a produzir mapas no estudo de Geografia e também nos estudos de temas relacionados às outras áreas. Cite um exemplo de uma proposta em sala de aula envolvendo estes conteúdos.

Com o mundo cada vez mais moderno e o acesso as informações cada vez maiores, introduzir a leitura e ajudar os alunos a aprender a ler mapas e atlas é de suma importância em sala de aula e fora dela. Por meio dos mapas temos informações cada vez mais detalhadas de políticas, históricas econômicas, físicas e biológicas de diferentes partes do mundo. O mapa é essencial, pois, ajuda a compreender as constantes transformações que acontece no mundo moderno.

 A produção de mapas em sala de aula é importante, pois, ajuda os alunos a representarem um espaço e um lugar, e aprende a ver a leitura e produção dos mapas com outros olhos conhecendo realmente sua função social de transmitir informações. Por meio do cotidiano o professor pode planejar atividades com desenhos onde o aluno possa se localizar representando essa localidade por meio de desenhos a casa, escola, a praça central e objetos, e tais desafios são oportunidades que o aluno recebe como desafio para compreenderem melhor a noção cartográfica e a representação gráfica dos lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com