TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA E HISTORIA

Artigo: GEOGRAFIA E HISTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

GEOGRAFIA E HISTORIA.

Artigo de opinião. Campo Verde MT.

Rozimar Siqueira dos Santos

A estrutura conceitual básica e o ensino de história e geografia no ensino fundamental: Condições de aprendizagem.

Os conceitos de espaço e de tempo são duas dimensões que transforma a natureza, a cultura em história.

Cabe ao professor ser um mediador com cuidados necessários para que o aprendiz aprenda e não se torne um agente que retarda, ou inibe. E sim que saiba definir a diferença de espaço que se altera com o tempo.

A existência concreta do espaço é definida; Por características naturais, chão plano ondulado, chão recoberto de vegetação nativa, e características culturais; chão plainado pelo homem, plantado, devastado, construído pelo homem.

A existência concreta do tempo é definida por suas características naturais, luminosidade do sol no dia, ausência do sol noite, precipitação das aguas e o fenômeno da chuva como também outras mudanças naturais.

Observamos que no tempo geográfico e no tempo histórico, as pessoas não viveram no mesmo tempo geográfico e podem viver no mesmo tempo histórico.

No entanto é importante que dede as séries iniciais os ensinos da historia e geografia deve estar sempre junta, de modo que se torne uma aprendizagem significativa, e possa ter uma melhor compreensão da realidade que vem se transformando por falta de conscientização do homem com o meio ambiente, pois os danos à natureza se tornam cada vez mais irreparável.

A Geografia e História nos possibilita uma melhor compreensão da vida em nosso planeta e para todos é importante estudar e conhecer cada vez mais.

REFERÊNCIA

PENTEADO, Heloisa Dupas. Metodologia do Ensino de Historia e Geografia. 4ºedição, editora Cortez São Paulo 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com