TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA POLITICA

Pesquisas Acadêmicas: GEOGRAFIA POLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  5.950 Palavras (24 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 24

”INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO”

Vivemos em uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas com a produção de bens (produtos) ou prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. As organizações são entidades complexas constituídas de pessoas e de recursos não humanos (recursos físicos, materiais, financeiros, tecnológicos e etc). As vidas das pessoas dependem das organizações. E estas dependem da atividade e do trabalho daquelas.

As organizações são heterogêneas e diversificadas, com diferentes tamanhos, características, estruturas e objetivos. Existem organizações lucrativas (como empresas em geral) e organizações não lucrativas (como Exército, Igrejas, empresas e serviços públicos, entidades filantrópicas e ONGS).

A TO (Teoria das Organizações) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. A Administração nada mais é que a condução racional das atividades de uma de uma organização, seja ela lucrativa ou não.

O que é Administração ??

Administração(do latim ad – direção, tendência para e minister – subordinação ou obediência) e significa originalmente aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.

As Teorias da Administração

As Teorias da Administração possuem uma forte capacidade preditiva, ou seja, elas permitem prever, com base em uma lógica clara, os efeitos que as ações administrativas irão provocar no mundo real. Como toda ciência, elas se baseiam em relações de causa e efeito. É claro que nada é válido para todas as circunstâncias. Tudo depende da situação e das circunstâncias em que a organização se encontra.

Como foram construídas as Teorias Administrativas??

1 – Análise crítica da experiência empírica: Desde a criação das primeiras organizações, um admirável acervo de conhecimentos vem sendo gerado e refinado ao longo do tempo através de um processo de seleção natural. Idéias, princípios e práticas que se mostram mais úteis e eficazes permanecem, enquanto aqueles que produzem menos resultados são abandonados Daí os chamados modismos em Administração.

2 – Metodologia Científica: Reflete a aplicação da ciência no estudo das organizações e de sua administração. O método científico constitui uma maneira sistemática de aquisição e tratamento da informação, e a pesquisa e a experimentação constituem seus principais fundamentos. O método científico pode ser aplicado através de :

A –Experiência ou Experimento: Consiste medir as conseqüências de alguma alteração (efeito) exercida em dada situação. Em outras palavras, medir conseqüências a partir do efeito.

B – Pesquisa ou levantamento simples: Estuda um aspecto único e singular, denominado variável de observação, através dos meios como questionários, entrevistas, observação direta para levantamento de informações e identificação de características.

C – Pesquisa ou levantamento correlacional: Busca identificar relações de causa e efeito entre determinadas variáveis através de comparações.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

 INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS

A Administração recebeu forte influência da Filosofia desde a antiguidade.

Confúcio (551 aC – 479 aC): Ressaltava a importância do mérito pessoal. A capacidade e a excelência moral é que habitam uma pessoa a ser um líder e não o seu nascimento ou família. Confúcio adotava o princípio da reciprocidade: tratar os outros como se gostaria de ser tratado.

Sócrates (470 aC – 399 aC): A Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão (429 aC – 347 aC): Mostra em sua obra A República, a forma democrática de administração dos negócios públicos. Em outra obra, Política, ressalta que a responsabilidade fundamental dos políticos, os administradores da cidade, é promover a felicidade dos cidadãos.

Aristóteles (384 aC – 322 aC): Discípulo de Platão no livro Política, distingue as três formas de administração pública:

- Monarquia ou Governo de um só: Que pode redundar em tirania

- Aristocracia ou Governo de uma elite: Que pode descambar em oligarquia

- Democracia ou Governo do povo: Que pode degenerar em anarquia.

No período da Antiguidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia desprendeu-se dos problemas administrativos, até que em 1596/1650 René Descartes, filósofo, matemático e físico francês, Fundador da Filosofia Moderna, celebrizou-se pelo livro Discurso do Método na qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano, cujos princípios são:

1 –Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência: Consiste em não aceitar nada como verdadeiro enquanto não se souber com evidência, clara e distintamente, aquilo que é realmente verdadeiro.

2 – Princípio da Análise ou de Decomposição: Consiste em dividir cada problema em tantas partes quanto sejam possíveis e necessárias à sua adequação e solução, e resolvê-las cada uma separadamente.

3 – Princípio da Síntese ou da Composição: Consiste em conduzir de maneira ordenada o pensamento e o raciocínio, começando pelos assuntos mais fáceis de conhecer para passar gradualmente aos mais difíceis.

4 – Princípio da enumeração ou da verificação: Consiste em verificar, rever e recontar para que se fique seguro de nada haver omitido.

 INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA

Aos poucos, a Igreja Católica estruturou sua organização em uma hierarquia de autoridade, Estado maior (assessoria) e coordenação funcional para assegurar maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com