TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA: PROJETO DE OBSERVAÇAO E PROJETO.

Por:   •  20/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo desenvolver uma nova postura em relação ao meio ambiente em parceria com a empresa Cultura Verde com o envolvimento de: pais, comunidade escolar, bairro; pessoas com mais interesse em relação ao meio ambiente, para que assim possam descobrir-se como seres integrantes e responsáveis pelo nosso planeta. Tendo em vista uma compreensão do tema, propus um destaque a Educação Ambiental, dando visão a todos os envolvidos no projeto a ver o planeta com um olhar de acuidade como se fosse sua própria casa. Sendo assim, a partir da observação realizada em nosso bairro próximo a nossa escola, onde proporcionei aos educandos uma visão de como fazer e o “não” fazer com o lixo, bem como o cuidado para que o nosso ambiente torne-se um lugar agradável tanto para mim como para os demais. Embora os educandos sendo pequenos tivessem a intenção de sensibilizá-los sobre a importância em cuidado do meio ambiente não só para eles, mas para que desde agora que esse cuidado fosse feito em função dos futuros moradores do nosso planeta. Por todas essas ideias expostas, pretende-se “Construir adultos responsáveis”, sendo que o seu processo de conhecimento emocional ou vivenciado no seu dia-a-dia, seja um conhecimento do que é o melhor para o nosso bairro, cidade, enfim nosso planeta terra, para que eles tenham um relacionamento de proteção, cuidado com o lugar onde vivem.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral

Fazer com que o individuo perceba-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, conscientizando o educando e a comunidade em geral da importância de seu papel como cidadão, distinguindo direitos e deveres para uma melhor qualidade de vida diferenciando as diversas realidades ambientais, onde a saúde, o lazer, o lixo, etc., sejam destaque fundamental nesse processo de sensibilizar, compreendendo que o meio ambiente é o resultado das relações de intercâmbio entre sociedade e natureza em um espaço de tempo concreto de diversos grupos sociais.

Objetivo Específico

·         Reconhecer o meio ambiente como essencial para a sobrevivência.

·         Caracterizar o meio ambiente como nosso primeiro habitat.

·         Oportunizar que o aluno adquira informações e conhecimentos do meio sobre o meio ambiente.

·         Contribuir para termos um ambiente agradável sem prejudicar a natureza.

·         Valorizar a relação homem X natureza.

·         Identificar os meios de poluição e sensibilizar a população que os mesmos nos acarretam problemas.

·         Reconhecer a relação de interdependência de homem e natureza.

·         Refletir com o educando a realidade atual de dominação do homem, e o que devemos fazer (alternativas), para proteger o meio em que vivemos.

METODOLOGIA

Para iniciarmos a realização de nosso projeto, na 1º etapa trabalharemos com o tema: “Sociedade e Meio Ambiente”.

Faremos uma palestra com a empresa Cultura Verde na escola PH e passear pelo nosso bairro, Todos os Santos, com o objetivo inicial de analisarmos nossa natureza, sociedade, ou seja, meios de sobrevivência, (lazer, saúde), diferentes níveis de classes sociais, comerciais e indústrias de poluentes.

A partir do que foi visto pelos alunos durante o passeio, iniciaremos nosso trabalho pedagógico com as seguintes atividades:

  • Fazer debates envolvendo diferentes níveis escolares.
  • Produção de texto sobre a relação da sociedade e o meio ambiente.
  • Para concluir essa 1ª etapa, iremos participar de um debate sobre o meio ambiente e a sociedade envolvendo pais, alunos e a comunidade escolar.

Como 2º etapa, trabalharemos o subtema: “Lixo no lugar certo e com responsabilidade” com as seguintes atividades:

  • Debates;
  • Concurso de redação sobre o tema;
  • Elaboração de situações problemáticas que envolvam: lixo orgânico, reciclável e tecnológico, poluição causada pelas indústrias, onde as pessoas do bairro colocam o lixo;
  • Visitas ao bairro, verificando se há lixo em terrenos baldios e procurar a solução. Com a finalidade de sensibilizar pais, educadores, educandos e familiares para os cuidados que devemos ter com o mau uso do lixo, esgotos, água potável e a falta de conhecimentos sobre o local adequado para jogar o lixo.

Trabalharemos como subtema na 3º etapa: “Homem e Natureza”, sendo este para a finalização do projeto com uma apresentação teatral com o título: VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE! “envolvendo todos os alunos e os pais”.

Iniciaremos essa 3º etapa através de uma pesquisa escolar, envolvendo alunos e pais, onde registraremos as condições sociais e culturais de cada um e os meios utilizados por eles para a preservação da natureza em relação ao cuidado que cada um tem com o lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com