TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO

Ensaios: GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Integração: lato sensu, significa a superação das divisões e rupturas e a união orgânica entre os membros de uma organização. De regra, esta organização é, atualmente, o Estado-nação; trata-se, então, de dissenções entre os vários grupos que fazem parte do Estado. Se a organização é constituída de uma federação, as fraturas decorrem do grau de heterogeneidade dos Estados-membros.

A integração pode ser vista como um processo ou como uma condição.

Como condição: organizações mais ou menos integradas. O nível de integração dependerá dos setores específicos que se leva em consideração. Assim, poder-se-á ter uma alta integração jurídica e econômica juntamente com um baixa integração política; este parece ser um caso muito admissível. Normalmente a Integração econômica e a jurídica são duas condições que favorecem a integração política; quando, porém, o poder político é o motor da integração, um de seus primeiros atos será a tentativa de promover a integração jurídica e econômica. Não é possível, porém, estabelecer, a priori, em qual dos setores do sistema é preciso chegar a uma integração mais estreita ou mais rápida a fim de atingir uma integração mais elevada em todos os setores. Esta tentativa tem que se basear numa análise da estrutura interna da ou das sociedades envolvidas no processo de Integração.

A este respeito, há entre os autores duas correntes de pensamento. Sendo,

Funcionalista: sustenta que a extensão gradual das áreas de colaboração entre as várias organizações estatais e o aumento dos benefícios garantidos aos membros destas organizações acabarão por produzir interesses constituídos para a manutenção das áreas integradas até atingir uma Integração global de todas as áreas.

Outra corrente: afirma que, sendo a maioria dos problemas a serem enfrentados para chegar a uma organização integrada, ou de natureza e caráter políticos, ou incidentes de maneira relevante no comportamento e na atividade de todos os membros das várias organizações, é o poder político que deve assumir a direção do processo de Integração.

Integração: indica geralmente um processo mais amplo e mais complexo do que a simples unificação. Um Estado ou uma organização podem ser unitários e ter, apesar disso, um baixo nível de Integração.

O nível de integração pode ser mensurado, tendo como referência três parâmetros:

- uma organização é tanto mais integrada quanto mais consegue controlar os instrumentos coercitivos e impor a observância das normas e dos procedimentos dela emanados;

- é tanto mais integrada quanto mais constitui o centro de referência e de identificação dominante para os membros da própria organização;

- é importante o alcance da Integração, que depende, antes de tudo, do número de áreas em que os vários componentes da organização interagem habitualmente e da intensidade das interações.

Quanto às probabilidades de sucesso de uma tentativa de Integração será baseada na natureza das unidades que a promovem. Sendo:

- homogeneidade cultural, parece ser um elemento decisivo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com