TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geodésica

Por:   •  6/9/2016  •  Seminário  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Geodésia, palavra de origem grega que significa: Particionando a Terra. É uma ciência que estuda as formas, as dimensões, e o campo de gravidade da Terra. Podendo também ser utilizado na Matemática, Física, e na Topografia para as medições/cálculos de superfícies curva, retratar figuras da terra em termos globais, e demonstrar partes menores da Terra onde a superfície pode ser considerada plana.  

Os sistemas geodésicos de referencia, hoje, são formados por redes de referencia que podem ser: Globais (IGS) – International GPS Service for Geodynamics; Continentais (SIRGAS); Nacionais (RBMC – Estações no Google Earth, KMZ); Regionais (Rede GPS). Na qual os pontos materializados no terreno são estabelecidos por coordenadas.  

Caracterizado por uma superfície já determinada em relação a Terra, o DATUM pode ser: Horizontal ou Planimétrico – normalmente formado por parâmetros que indica o elipsóide de referência e o vetor de translação entre o centro da Terra real e do elipsóide. Ou Vertical/Altimétrico – que se utiliza da superfície de referência para determinar as altitudes de pontos da superfície terrestre, através de um ou uma rede de marégrafos para medição do nível dos mares.

O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), constituído pelo conjunto de estações, materializadas no terreno, cuja posição serve como referência precisa a diversos projetos de engenharia, pesquisa cientifica, mapeamento dentre outros. Tem como órgão responsável em fazer o referenciamento do território nacional, a manutenção e implantação, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em ate 1979 o levantamento topográfico utilizado era o de Córrego Alegre, na qual o elipsóide de referencia era o de Hayford. A partir daí utilizou-se o Datum Chuá, cujo elipsóide era o de referencia 67. Após esse ano foi usado o Datum south American Datum (SAD-69) com elipsóide referência: UGGI 1967. Desde 25 de fevereiro de 2015, o Brasil adotou SIRGAS 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas).

O Sistema Geodésico internacional (SGI) instituído pelo Departamento de Defesa Americano (DoD) desde 1960, pela quarta versão foi: WGS84 – com a finalidade de propor posicionamento e navegação em qualquer parte do mundo. È referência das efemérides operacionais do sistema GPS.

O Sistema Geodésica Global (IGS) objetiva aprimorar a qualidade das efemérides transmitidas pelo sistema GPS ao usuário final. Possui uma rede mundial com 125 estações de monitoramento de rede GPS, três datas centers e sete centros de análises.

O Sistema Geodésico Continental (SIRGAS) possui uma localização geográfica de precisão de pontos na America do Sul, Norte e Central, através do sistema de coordenadas.

O Sistema Geodésico Nacional (RBMC) ocasionou uma grande inovação nas atividades de navegação e posicionamento, na qual a busca passou a ser de forma mais rápida, precisa, e econômica. Utilizando-se de estações materializadas, grande parte dos receptores da rede possui capacidade de rastrear satélites GPS e GLONASS. Os mesmo colhem e armazenam continuamente as observações do código e da fase das ondas portadoras transmitidas pelos satélites das constelações GPS ou GLONASS.

O Sistema Geodésico Regional (GPS) tem por finalidade prover as demandas atuais da sociedade, devido à grande utilização das técnicas de posicionamento por satélites artificiais.

O Sistema Geodésico juntamente com a Cartografia, dota-se o elipsóide de revolução como modelo geométrico da Terra, mas também se faz o uso da esfera como modelo simplificado. Para a Cartografia convencional, a exposição de pontos em uma dessas superfícies referenciadas a cima, num plano é retratada por uma correspondência biunívoca (correspondência matemática com a transformação direta e a transformação inversa definidas de maneira única) a uma superfície de projeção desenvolvida no plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com