TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia 12ªClasse/ Clementino Semo

Por:   •  25/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  2.277 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Neste presente trabalho irei introduzir sob o tema acerca do comércio que é uma actividade de natureza económica que engloba a intercambio e a movimentação (ou mobilização) de bens do produtor aos centros de consumo. Onde ela também consiste enfim, na compra e venda de bens ou mercadorias derivadas basicamente de actividade primária ou secundárias. No comércio podemos encontrar vários tipos de comércio tais como: Comércio Independente que é realizado por comerciantes que são dos propios estabelecimentos e não possuem ligação jurídica com intermedios. E de seguida o Comércio Integrado que é o comercio realizado com vínculo jurídico com intermêdios formados um circulos de destribuição de produtos. Entre os exemplos de comércios integrado temos: CESA, ZARA e Riacho. E temos também o comércio Exterior que é o comercio realizado entre empresas multinacionais, entre governos de países diferente. Do comércio externo resulta a actividade de exportação e importação. E por fim o comércio Interno que é a actividade realizada por duas pessoaa ou empresa dentro de um é a actividade realizada por duas pessoas ou empresa dentro de um país (isto é, que estejam sujeita á mesma jurisdição).

Comércio

É uma actividade de natureza económica que engloba a intercambio e a movimentação (ou mobilização) de bens do produtor aos centros de consumo. Ela também consiste enfim, na compra e venda de bens ou mercadorias derivadas basicamente de actividade primária e secundárias.

Tipos de comércios

Os principais tipos de comércio são Varejista e atacadista, que vendem respectivamente para o consumidor final e para i revendedores. O comércio tambêm pode ser independente, Integrado, Tradicional, Especializada, Comércio de hipermercado, comércio Exterior, E-commerce, entre outros.

Comércio Independente

É realizado por comerciantes que são dos propios estabelecimentos e não possuem ligação jurídica com intermedios.

Comércio Integrado

É o comercio realizado com vínculo jurídico com intermêdios formados um circulos de destribuição de produtos. Entre os exemplos de comércios integrado temos: CESA, ZARA e Riacho.

Comércio Exterior

É o comercio realizado entre empresas multinacionais, entre governos de países diferente. Do comércio externo resulta a actividade de exportação e importação.

Comércio Interno

É a actividade realizada por duas pessoaa ou empresa dentro de um é a actividade realizada por duas pessoas ou empresa dentro de um país (isto é, que estejam sujeita á mesma jurisdição).

Classificação do Comércio

O comércio pode ser classificada em três formas:

O comércio a retalho consiste na venda de bens em quantidade relativamente pequenas ao público. Em termos latos, por vezes, entende – se o termo como incluindo também o fornecimento ao consumidor de serviços pessoais (por ex: cabeleireiros, lavandarias) ou profissionais (por ex: bancos, consultas jurídicas);

Comercio grossista (por grosso) é uma actividade intermediária entre o produtor e a retalhista;

Comercio em transito é o trafego que passa de um país para o outro atráves de um terceiro.

Elementos constitutivos ou básico de comércio

Os elementos constitutivos ou básicos obviamente que nunca de compoetaram de forma uniforme ao longo dos tempos. Mesmo assim, há que fazer referência aos mesmos.

Os elementos constitutivo do comércio são:

A mercadoria;

As vias de comunicação;

O mercado;

A informação.

Evolução da actividade comercial

A moeda

é um bem instrumental que facilita as trocas e permite a medida ou a comparação de volalores. Ela é bastante importante no quotidiano da vida de cada um e foi sofrendo crescentemente, ao longo do tempo, um processo continuo de desmatérialização, isto é, passou de moeda-mercadoria para moeda-metálica até chegar a moeda-papel tendo como ponto mais alto a moeda escritural.

Inflação

A elevação continua de todos os preços, motivada por um excesso de crescimento dos meios de pagamentos, em relação ao crescimento dos bens e serviços a desposição do público não é mais doque o que se conhece como inflação.

A inflação pode ser considerada como moderada, galopante e hiperinflação mesmo considerado a inexistência de fronteiras bem definida entre estes três qualificadores.

Organização territorial do comércio

A organização territorial do comércio não é homogénea, porque há diferenças intra e interespaciais. No entanto, elas serão mais notórias se estabelecermos a comparação entre zonas rurais e urbanas.

Com o desenvolvimento dos transportes e da expansão urbana permite maior dinamismo comercial bem como favorece novas localizações desta actividade. A mobilidade humana, nesse processo, é muito importante porque ela, desempenha um papel fundamental se considerarmos os locais de produção e os de consumo. O comércio inter-relaciona-se como o espaço, desenvolve-o e (re)organiza-o.

Com alguns modelos teóricos que nos podem ajudar a entender como o comércio pode organizar-se territorialmente, a destacar-se:

O modelo de von Thünen, por exemplo, ao mostrar como e porque varia a utilização do solo agrícola com a distância relactivamente a um mercado, chama a atenção para os factores económicos, particularmente o custo de transporte.

O modelo de Weber ( o de localização industrial), também podemos encontrar aspectos ligados à organização espacial do comércio, no seu modelo estão em evidência três factores regionais que afectam os custos de produção: o custo das matérias-prima, o custo do transporte das matérias-primas e dos produtos e, finalmente, o custo da mão-de-obra.

Os factores dinamizadores das relações comerciais

Os factores dinamizadores das relações comerciais são:

A distância,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com