TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A revolução industrial provocou diversas transformações nas estruturas da sociedade, nos modos de produção e distribuição de bens e serviços, na exploração de recursos naturais, e especialmente na organização do trabalho. A produção em escala, talvez a principal característica da revolução industrial, levada ao extremo em sua tentativa de maximizar a utilização de recursos para se obter a redução do custo de produção contribuiu para a omissão dos danos que este modo de produção causou à natureza e, conseqüentemente, ao homem.

 No século XIX, com o surgimento da sociologia, tentou-se racionalizar essas conseqüências da atenção excessiva no lucro e no acúmulo de capital por parte das empresas e dos grandes capitalistas. Surgiram então, as primeiras teorias sociológicas do trabalho e criou-se uma visão social acerca das atividades da empresa. Isso resultou em um comportamento diferenciado por parte das empresas, que cada vez mais vêm investindo em projetos sociais de forma a contribuir com o desenvolvimento humano e consequentemente, do meio ambiente.                                                                                 Nos últimos trinta anos o Brasil tem obtido uma crescente tendência das empresas de grande capital idealizarem institutos e fundações destinadas a fazerem intervenções sociais para o desenvolvimento humano, defesa de direitos humanos e preservação dos recursos naturais. A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e exerce grandes impactos nos objetivos, estratégias, visão, missão e valores da empresa.

 Para a empresa Petrobras, responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.

1                                                                      

Nesse projeto de pesquisa estará sendo expostas algumas características da empresa Petrobras no que diz respeito a sua responsabilidade social, além de apresentar um breve histórico da empresa, seu segmento de atuação e o diferencial da mesma. A Petrobras tem alguns compromissos que forjam os seus valores. Eles são: Atuação Corporativa, que visa assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e a transparência na relação com as partes interessadas. Gestão Integrada, que garante uma gestão integrada em responsabilidade social no Sistema Petrobras. Desenvolvimento Sustentável, que visa conduzir os negócios e atividades do Sistema Petrobras com responsabilidade social.

Direitos Humanos, que consiste em respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, pautando as ações do Sistema Petrobras a partir da promoção dos princípios do trabalho decente e da não discriminação. Diversidade, para haver respeito a diversidade humana e cultural da nossa força de trabalho e dos países onde empresa atua. Princípios de Trabalho, que visa apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do Sistema Petrobras. Compromisso da Força de Trabalho, para comprometer a força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras e Investimento Social Sustentável, que Busca a sustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva das comunidades.

2

Histórico da empresa

A Petrobras foi fundada em 3 de outubro de 1953, como resultado de uma campanha popular que durou sete anos. Em 1961 surgiu a Reduc - Refinaria de Duque de Caxias – que foi fundada no Rio de Janeiro. Em 1968 foi criado, no Rio de Janeiro, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes). Alguns anos depois, ele se tornou um dos mais importantes complexos de pesquisa aplicada do mundo.

 O petróleo no mar e a primeira plataforma foi lançada em 1968.A P-I foi construída como uma plataforma móvel de perfuração e tinha capacidade para operar em águas de até 30 metros de profundidade. Foi ela que descobriu o primeiro campo de petróleo na plataforma continental brasileira, no mar de Sergipe, em 1969, dando origem ao campo de Guaricema. Em meio à crise do petróleo, em 1973, foi descoberto a Bacia de Campos - situada na costa norte do estado do Rio de Janeiro.

 Em 1986 Entrava em operação o Campo de Urucu, primeira operação da Petrobras na Amazônia. Em 2002 a gasolina Petrobras Podium é lançada nos postos. É a mesma utilizada nas pistas da Fórmula 1. Em 2007 as descobertas de petróleo e gás no pré-sal da costa brasileira trazem um novo horizonte para a indústria de petróleo mundial. Paralelamente, foi criada uma série de ações estratégicas que garantem o desenvolvimento de toda a cadeia de bens e serviços, trazendo tecnologia, capacitação profissional e grandes oportunidades para a indústria nacional. No ano de 2013 a produção no pré-sal alcança 300 mil barris de petróleo por dia.

 Sete anos após a primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, foi atingida a marca de 300 mil barris de petróleo por dia. Um intervalo de tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo. (20/02/2013).

3

Segmento de atuação

A Petrobras é motivada pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade. Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro, a Petrobras atua como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.

Além do Brasil, a Petrobras está presente em outros 17 países e é líder do setor petrolífero no Brasil. As operações foram expandidas para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030.

DADOS:

  • Lucro Líquido ->R$ 23,57 bilhões
  • Presença Global->17 países
  • Número de Empregados->86.111
  • Produção Diária->2 mihões 539 mil barris de óleo equivalente por dia
  • Plataformas de Produção->134 (77 Fixas; 57 flutuantes)
  • Refinarias->15
  • Produção de derivados ->2 milhões 124 mil barris por dia
  • Frota de Navios->326 (57 de propriedade da Petrobras)
  • Biocombustíveis->7 usinas (5 de produção;
    2 experimentais)*
  • Postos->7.710
  • Fertilizantes ->3 fábricas

4

Investimentos sociais

As atividades da empresa além de gerar desenvolvimento econômico, também ampliam a qualidade de vida de toda a sociedade. Por isso, A Petrobras investe em projetos sociais que refletem o compromisso com a história e o futuro dos países onde a empresa atua. No Brasil, a Petrobras patrocina projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos em sinergia com políticas públicas. Buscam-se também iniciativas que aliem diversidade, consistência, continuidade e ações sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com