TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Agrária

Por:   •  27/7/2016  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás

Curso de Geografia

Geografia Agrária

Prof. Adriano.

Aluno: Daniel Costa de Moraes.

I Jornada do IESA

Resenha – mini-cursos.

(O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: histórico, avaliação e prática docente)

Prof. Me Daniel M. Vallerius - UFPA

Prof. Me Hugo Gabriel Mota – SME/Goiânia

O minicurso ‘’O Livro Didático de Geografia’’ oferecido na ‘’I Jornada do IESA’’ nos convidou a refletir sobre o uso deste material no dia a dia dos alunos e na prática docente e para isso foram levantadas algumas reflexões e provocações no intuito de compreender e trabalhar de forma coerente essa ferramenta de trabalho. Questões do tipo, como o professor pode aprender com o livro didático que ele utiliza com seus alunos? Como o livro didático surge na escola? Como o Professor deve escolher o livro didático? Foram perguntas feitas pelos apresentadores Prof. Me Daniel M. Vallerius e Prof. Me. Hugo Gabriel Mota que as propuseram para que estas questões fossem feitas pelo docente antes da escolha do Livro didático de Geografia, porém mais do que isso, foi apresentado aos ouvintes um estudo mais refinado como o Histórico do livro didático de Geografia no Brasil, precursores e características da geografia escolar no decorrer do século XX, O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Livro didático de Geografia Um aliado ou um inimigo do professor?

Inicialmente foram apresentados os precursores dos livros didáticos de Geografia no Brasil, Delgado de Carvalho e Aroldo de Azevedo. O primeiro publicado em 1913 ‘’ A geografia do Brasil’’ com importantes adaptações em 1938. E em sua ‘’Geografia Geral do Brasil’’ pudemos observar seu estudo baseado nas ‘’unidades geográficas’’ na divisão tematizada e naturalista. Aroldo de Azevedo publicou livros didáticos entre 1936 e 1975. Baseando-se no tripé ‘’A terra, o Homem, a Economia’’.  

Foi exposto que a partir da instituição dos níveis de ensino de 1º e 2º graus a continuidade do estudo da terra, do homem e da economia, mudou a qualidade de apresentações de textos e das atividades. Os autores passaram a produzir textos diretos e simplificados o que aumentou a oferta de livros didáticos (títulos, autores e editoras).

Os livros pós PCN´s - Parâmetros Curriculares Nacionais trazem mudanças qualitativas e apresentam indicativos de ruptura com a Geografia Tradicional.

O PNLD - Programa Nacional do Livro Didático objetivou prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários, além de formar uma Comissão Avaliadora responsável pela elaboração do Guia do Livro Didático. Essa comissão, atualmente, se dá por meio de chamada pública onde as universidades interessadas em serem as responsáveis concorrem.

Até esse ponto observamos o histórico de introdução dos livros didáticos de Geografia no Brasil e as mudanças que ocorrem nesse processo, após essa etapa o Prof. Me. Hugo Gabriel Mota dividiu conosco seu projeto (tese), Sugestão de Avaliação pelo Professor de Livro Didático, que nos ajudou a refletir como devemos proceder na escolha do livro na prática docente por meio de perguntas como, o que eu entendo por Geografia? Qual a compreensão de Geografia dos meus alunos? Quais coleções foram aprovadas no PNLD? Qual a concepção teórica metodológica do livro? Estas são apenas algumas das questões abordadas em sua pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com