TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia CEDEJ

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

          

Segunda  Avaliação A Distância (AD2) - 2015.2

Geografia na Educação II

 Nome: LUANA SANTANA ESTRELA                                                                                Matrícula: 10116080200                 Pólo: MACAÉ

Questão 1 –  "O complexo nordestino, definido  a partir da inclusão da análise dos aspectos geográficos da região, acabou determinando uma diferenciação com relação à divisão estipulada pelo IBGE. Segundo a proposta de divisão do território brasileiro baseado nas regiões geoeconômicas, criadas pelo geógrafo Pedro Geiger, em 1967, o complexo nordestino passou a ser composto pelos estados e partes dos estados" (Material didático da disciplina Geografia na Educação 2. p.108)

Nesta perspectiva, explique por que é possível afirmar que o Complexo Regional do Nordeste pode ser caracterizado, ou definido, como uma das regiões mais plurais do nosso país. Em sua resposta, disserte sobre os seus aspectos socioeconômicos e espaciais. (5,0)

A pluralidade pode ser primeiramente vista pela análise de sua área e abrangência espacial tendo aproximadamente 20% do território, 500 mil Km, se estendendo por diversos estados como Sergipe, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, o leste do Maranhão e o norte de Minas Gerais compreendendo um complexo regional que se estende desde o Centro-Sul até a parte Amazônia. No passado esta região teve grande proeminência na gestão política e econômica do país. Sua diversidade geográfica, localizando-se em planaltos que dificultam a ocorrência de chuvas conta com uma rica rede de grades rios como o SãoFrancisco e outros rios intermitentes, que variam sua vazão e até mesmo ocorrência de fluxo de água de acordo com o regime de chuvas. Sempre foi uma região com diversidade ambiental que se refletia na diversidade econômica tendo como a zona açucareira e a atividade algodoeira e pecuarista suas principais fontes de produtos e recursos naturais comercializáveis. Com a industrialização o eixo político do Sul-Sudeste impôs políticas de desenvolvimento que não contemplavam tais vocações e os ciclos de capital perderam força o que enfraqueceu a economia da região que é em grande parte composta de Caatinga mas que se estende ao Cerrado e a Mata Atlântica sendo dividido em quatro sub-regiões chamadas de Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Devido ao processo de colonização do Brasil o Nordeste sempre foi a porta de chagada ao país e todos os fluxos de culturas trazidos pelos povos que aqui chegaram contribuíram para a consolidação de uma diversidade cultural que tem como exemplos os Repentistas, Cordelistas, Poetas e Músicos dos mais vários ritmos e expressões desde o Baião ao Maracatu.

Questão 2 – Elabore uma proposta de aula para seus alunos das séries iniciais em que o tema seja o Brasil globalizado. Nessa proposta descreva o material que pode ser utilizado, a metodologia, os objetivos e pelo menos uma forma de atividade ou avaliação (5,0)

Dentro de uma perspectiva climática de aquecimento global e perda de grandes florestas em todo o mundo, o que tem alterado regimes de chuvas e fluxos de umidade, conhecidos como rios aéreos, e tem elevado a temperatura em todo o mundo, principalmente nas regiões mais urbanizadas onde o índice de arborização em geral é baixo formando ilhas de calor. Esta aula abordará a importância das árvores para a vida de todos os seres vivos. É uma aula de cunho ambiental que buscará a sensibilização dos alunos com o ambiente em que vivem e estudam. Sua concepção é a de utilização de espaços informais de aprendizado como praças, ruas, parques, calçadas, margens de rios e montanhas. A metodologia de ensino busca na prática e na experiência aplicada do saber acadêmico buscando diversificar o processo de aprendizado escolar. Tem como objetivo desenvolver o olhar do aluno para uma ótica ambiental espacial buscando o desenvolvimento de uma percepção crítica do ambiente através do plantio de mudas de árvores nativas da região em que for aplicada, pensando em uma perspectiva didática como estudo no estado do Rio de Janeiro e vivo em região de Mata-Altântica, esta aula será aptada para este bioma que é mundialmente conhecido por conta de sua biodiversidade e por ser um dos biomas mais vulneráveis contando hoje com cerca de 7% de sua cobertura vegetal original nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com