TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia De Fortaleza

Casos: Geografia De Fortaleza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

Clima[editar | editar código-fonte]

Mesmo estando inserida no clima semi-árido, sua localização modifica esta realidade por estar entre serras próximas fazendo com que as chuvas de verão ocorram com mais freqüência na cidade e entorno do que no resto do Estado. A temperatura média anual é de 26°C. A média pluviométrica é de 1600mm aproximadamente. Sem ter as estações do ano bem definidas, tem-se apenas a época chuvosa, de janeiro a julho e a seca de agosto a dezembro. Com a maior parte do solo arenoso a agricultura torna-se de pouco expressão econômica, e já na década de 1990 toda a extensão do município foi considerada área urbana.

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano

Temperatura Máxima °C 30 30 29 29 29 29 28 29 29 30 31 31 29

Temperatura Mínima °C 24 23 23 23 23 22 21 22 23 24 24 24 23

Chuvas mm 130 216 335 348 226 160 102 40 23 15 13 51 1669

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Fortaleza e arredores

Os contrastes mostram as construções em roxo ou róseo claro, as vias em tons de azul escuro, quase preto, e as áreas verdes. Os tons de róseo/vermelho são áreas de clima seco (caatinga) - Articulação compatível com a escala 1:50.000 (IBGE).]] A vegetação de Fortaleza é tipicamente litorânea com áreas de mangue e restinga. As áreas de restinga encontram-se nas proximidades das dunas ao sul da cidade e perto da foz dos rios Ceará, Cocó e Pacoti. Nos leitos destes rios a mata predominante é a de mangue. Estas matas estão protegidas por lei e constituem-se na maior área verde da cidade. Infelizmente essas leis não são cumpridas como deveriam e constantemente é possível ver novas construções perto do Rio Cocó.

O Rio Cocó e seu leito formam a maior área de mangue de Fortaleza formando o "Parque do Cocó". São 1.155,2 hectares de área verde. Na imagem de satélite ao lado é a mancha verde na área ao centro-leste de Fortaleza. Ao norte é possível ver a Foz do rio Cocó e ao sul a área de Mangue do rio Pacoti. Nas demais áreas verdes da cidade já não existem mais a vegetação típica desta região, constituindo-se de matas verdes de vegetação variada com árvores frutíferas em grande parte. No sul da cidade existe ainda uma grande área verde acompanhando o traçado do rio Cocó que não foi urbanizada.

Existe ainda uma reserva de mata atlântica na parte sudeste da cidade no bairro Lagoa Redoda. A área tem mais de 50 hectáres e foi protegida por lei em 2006 sendo aberta para visitação em 2008 apos intervenção financiada pela Ypióca.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rio Cocó

O Rio Cocó desagua em um manguezal que cria uma das paisagens ecológicas mais belas de Fortaleza.

Rios[editar | editar código-fonte]

Ceará - desemboca na praia da Barra do Ceará. O rio marca a divisa com o município de Caucaia. Ainda na divisa com Caucaia existe uma APA - Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará com 2.744,89 hectares que foi criada em 1999. Sua característica principal é a vegetação de Mangue.

Maranguapinho - é o maior afluente do Rio Ceará. Nasce na Serra de Maranguape, com extensão de 34 km.

Pajeú - é historicamente o rio em que se assentou a cidade. Restam somente duas áreas verdes de margem do rio: a primeira por trás da antiga sede da Prefeitura, no centro, e a segunda próxima à administração da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Fortaleza.

Maceió

Cocó - é o mais importante rio de Fortaleza. perto de sua foz foi criada em 1989 e ampliada em 1993 o Parque Ecológico do Cocó. Esta área é a mais importante da cidade.

Coaçu - é um afluente do rio Cocó e junto de sua foz forma também área de interesse ambiental. Faz a divisa de Fortaleza com o Eusébio numa área em que o leito do rio forma a maior lagoa de Fortaleza, a lagoa de Precabura.

Pacoti - Fazendo a divisa de Fortaleza com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com