TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia De MG

Trabalho Escolar: Geografia De MG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Informações sobre a Geografia de Minas Gerais

Localização Geográfica: região Sudeste do Brasil

Coordenadas Geográficas: entre os paralelos de 14º13'58" e 22º54'00" de latitude sul e os meridianos de 39º51'32" e 51º02'35" a oeste de Greenwich.

Limites geográficos: São Paulo (sudoeste e sul); Rio de Janeiro (sudeste); Espírito Santo (leste); Bahia (nordeste e norte); Goiás e Distrito Federal (noroeste); Mato Grosso do Sul (oeste).

Área: 588.528,29 km²

Fronteiras com os seguintes estados: São Paulo; Rio de Janeiro; Espírito Santo; Bahia; Goiás; Distrito Federal; Mato Grosso do Sul.

Clima: tropical

Relevo: predominância de planaltos com escarpas e drepressão na região central.

Vegetação: Cerrado e Mata Atlântica.

Ponto mais alto: Pico da Bandeira (2.891 metros)

Cidades mais populosas: Belo Horizonte, UberLãndia, Contagem, Juiz de Fora e Betim.

Principais recursos naturais: minério de ferro (principal).

Principais rios: rio das Velhas, Doce, Grande, Mucuri e Jequitinhonha.

Principais problemas ambientais: poluição do ar (principalmente em Belo Horizonte); erosão do solo, desmatamento e poluição de rios.

Relevo de Minas Gerais

Minas Gerais possui um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies. Mais da metade das terras do estado estão localizadas no Planalto Atlântico, com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitude média de 700m. Na porção noroeste mineiro, apresentam-se os platôs do Planalto Central. As altitudes mais elevadas estão nas serras da Mantiqueira, do Espinhaço, da Canastra e do Caparaó, com terrenos acima dos 1.700 metros. O Pico da Bandeira, ponto culminante de Minas, com 2.891,9 metros de altitude, está situado na divisa com o estado do Espírito Santo, no Parque Nacional do Caparaó, entre os municípios de Alto Caparaó/MG e Ibitirama/ES. Outros pontos altos do estado são a Pedra da Mina, divisa dos municípios de Queluz/SP e Passa Quatro/MG, com 2.798,4 metros e o Pico do Cristal, na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, no município de Alto Caparaó/MG, com 2.769,7 metros. As altitudes mais baixas estão nas várzeas dos rios no sudeste, leste e norte do estado. Confira, ao lado, algumas fotos do relevo de Minas Gerais. Observe bem as imagens, caraterizadas, sobretudo, pelos "mares de morros".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com