TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Industrial

Monografias: Geografia Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  1.385 Visualizações

Página 1 de 6

Países pioneiros na industrializão:

O reino unido é o pais onde se começou a industrialização já que la havia:

1-Acumulo de capital,devido ao ato de navegação onde todos os navios que fossem circular com qualquer tipo de mercadoria teria que ser ingles’;e pela revolução gloriosa por parte da burquesia

2-Disponibilidade de matéria prima e fontes energéticas(no caso carvão)

3-Devido aos avanços técnicos já que la foi o primeiro lugar a se desenvolver a manufatura(trabalho com as mãos)

4-Devido ao cercamento ocorrido posteriormente mas que influenciou,foi uma lei que terras antes cultivadas por camponeses foram cercadas e deu lugar para a criação de carneiros(para ter lã-industria têxtil principal na 1 rer.industrial),o que gera migração para as cidades-que gera mao de obra.

5-Pela sua localização perto dos portos(tanto marítimos quanto fluviais),e as jazidas de carvão.

Areas do reino unido:

-Regiao Central:chamadas de regiões negras(Yorkshire e Miolands...),tinha disponiblididade de mercúrio o que atraiu siderurgica que atraiu industrias de material ferroviário e naval.

-Cidades portuárias:perto de portos como Liverpool,glascou e Londres.

-Centro-sul:industriais modernas,eletrônica,aeronáutica,automobilística.

O reino unido alem de um alto produtor do petróleo devido a exploração do mar do norte,é também um grande importador da Noruega já que sua produção,a atividade industrial é muito alta.Ele tem perdido a importância industrial devido aos avanços de outros países como Japao,USA e Alemanha.

2.Industrializaçao estadounidense:

Aconteceu de forma rápida de analisarmos o fato dela ser colônia da Inglaterra,mas também ela teve certas prioridades,por ser uma coloniaçao de povoamento e não de exploração.

Fatores para ter essa industrialização:

1.Acumulo de capital,pelo fato da colonização ter sido de povoamento visava o mercado interno;e por parte dos protestantes,pessoas que fugiram da Inglaterra,e não critivam mais o acumulo de riquezas que é fruto do trabalho.

2.Presença de recursos energéticos

Teve como região pioneira a Nordeste já que la havia:

-Acumulo de capital;

-Proximidade dos portos

-As cidades eram mais populosas já que la foi o inicio da colonização

-Grandes reservas de carvão e de ferro nos Montes Apalaches,que atraem industrias

-Proximidade dos Grandes Lagos(Canadá),que chega ao rio são Lourenço e então para o oceano Atlantico

A região do norte é conhecida como Manufactering Belt,onde uma industria atrai outra(por exemplo uma automobilística pode atrair uma de borracha),mas hoje em dia pode ser chamado tambem de Rust Belt,do ferro,já que se tornou antigo devido a sua decadência pelo processo de desconcentração industrial.

As industrias começam a migrar para o sul e para o oeste.No sul houve a descoberta do petróleo e para oeste a corrida para o ouro.

Foi o momento da Guerra Fria onde tem a corrida armamentista e disputa aeroespacial.

O Sun belt veio a se formar devido a desconcentração industrial ,houve no sul a descoberta de reservas de petróleo(principalmente Texas),e com a Guerra Fria o USA estava tendo corrida armamentista e disputa aeroespacial industrias voltadas para tecnologia,pesquisas espaciais,e no nordeste estava caro devido a urbanização que havia se formado ali.

No oeste,tinha a mao de obra presente devido a corrida do ouro,havia montanhas rochosas ou seja presença de ferro e cobre,tem a Bacia da California com petróleo e gás natural e um grande potencial hidrelétrico,devido as montanhas rochosas a queda da água é mais forte.

E o Vale do Silicio um tecnopolo mais antigo do mundo,tem esse nome pois é utilizado o silício em produção de microchipos,matéria prima mais utilizada da região.

3-Países de insdustrializaçao tardia:

Alemanha:

Relaçao com contexto historico

Alemanha O processo de industrialização De 1815 a 1871 a Alemanha foi uma confederação de 39 unidades políticas independentes.

Em 1861, sob o comando de Otto Von Bismarck, foi iniciado um processo de unificação política, marcada por diversas guerras contra seus vizinhos, como por exemplo Dinamarca, Áustria e França. Venceu todas, incluindo a guerra franco-prussiana, quando a Alemanha tomou a região da Alsácia e Lorena da França.

Essa região é rica em carvão e minério de ferro. Isso significou mais recursos e acesso a novas fontes de energia e de matérias-primas.

Após esse processo de unificação político-territorial, houve uma aceleração do processo de industrialização e no fim do sec. XIX, já tinha uma economia mais forte que a da França e a do Reino Unido.

Alem de, junto com o EUA, liderou os avanços da 2 R.I.

O processo de unificação econômica já havia começado com a criação do Zollverein (união aduaneira), o que estimulou o comercio e o desenvolvimento industrial,já que as os reinos poderiam comercializar entre si sem pagar impostos.

Com a unificação política, consolidou-se a integração econômica: moeda unida, padronização de leis e constituição de um amplo mercado interno, que ampliou a possibilidade de acumulo de capitais.

Localizaçao Industrial:

Ao longo dos sec. XIX e XX muitas indústrias se concentraram nas margens dos rios Ruhr e Reno(encontro dos dois)graças à disponibilidade de grandes jazidas de carvão mineral e à facilidade de transporte hidroviário.

Essa região também tinha um grande acumulo de capital,pois é uma rota utilizada desde da Idade Média, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com