TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Sustentável: os perigos por trás dos combustíveis fosseis

Por:   •  31/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Geografia sustentável: os perigos por trás dos combustíveis fosseis

Hoje em dia percebemos um grande aumento em relação a preocupação com o meio ambiente por parte da população mundial. A grande maioria das pessoas, culpa como maior meio de propagação de co2 os combustíveis fosseis, que são muito utilizados. Percebemos isso através de pesquisas que provam que a liberação de CO2 por parte de combustíveis fosseis prejudica e aumenta o efeito estufa. Porem ao falarmos de sustentabilidade não podemos culpar apenas os combustíveis fosseis. Através de fontes provenientes principalmente do filme cownspiracy podemos fazer uma relação de geração de gases por parte da queima de combustíveis fosseis e por parte da agropecuária em todo o mundo, e os números, são alarmantes. O combustível fóssil gera o co2 que é, de fato, muito prejudicial ao meio ambiente, porem, o gas emitido pela criação de animais é o oxido nitroso, um gas que possui um potencial para o aquecimento global 296 vezes maior que o dióxido de carbono. As emissões de dióxido de carbono pelo combustível devem aumentar em 20% ate o ano de 2050, já as emissões por parte da agricultura devem aumentar em 80% ate este mesmo ano.

A partir de tais dados podemos confirmar que mesmo sendo bem prejudicial ao meio ambiente, será que esta extrema propaganda dos males dos combustíveis não tem como objetivo, além de explicitar o problema, acobertar outros? Para responder tais perguntas deveríamos, portanto, checar os principais nomes por trás da propaganda contra os combustíveis fosseis, o Greenpeace e outras empresas privadas com foco nestes combustíveis, que mesmo dizendo que são contra qualquer pratica contra o meio ambiente se calam quando o assunto é a pecuária. A maior empresa estadunidense de carnes bovinas (Tyson foods) é uma grande investidora do Greenpeace, isto nos faz refletir quem esta sendo controlada é a empresa que fornece o alimento para o consumidor? Ou é o consumidor que esta sendo controlado por empresas como a Tyson foods que possuem apoio ate de uma grande empresa com o foco na sustentabilidade como a greenpeace?

Recorremos a pesquisa do filme cownspiracy mais uma vez, que mostra o pesquisador por trás do documentário discutindo sobre pecuária com pessoas de altos cargos de empresas que procuram a sustentabilidade.

Alem dos prejuízos químicos ao meio ambiente a demanda de área pela pecuária bovina esta cada vez maior, com o numero da população aumentando não se vê outra solução se não o desmatamento de áreas importantes para abrir espaço para a pecuária. Cerca de 91% do desmatamento na amazonia brasileira foi causado pois havia uma demanda por área por parte de empresas com foco na produção de carne bovina. Além disso os gastos de agua potável para sustentar esta produção de gado são muito altos, estima-se que 30% de toda agua gasta no mundo seja destinada a pecuária.

Mesmo sendo um grande problema o comercio bovino não é o único culpado na pecuária por tamanha devastação da terra. A pesca é um grande responsável por devastar nossos oceanos. Segundo pesquisas é estimado que se continuarmos consumindo peixes desta maneira não sobrara nenhum ate o ano de 2048. Esta terrível circunstancia é um efeito do desperdício que são as redes usadas para a pesca comercial, segundo estudos a cada quilo de peixe próprio para consumo pego, outros 5 quilos de peixes indesejados vem com a carga. O risco não é apenas a quantidade de peixes que são capturados, com esta pesca a grande maioria dos corais sofre também. Estes corais não apenas representam a beleza dos mares, eles são grandes berçários, que, constituem uma parte importante do ecossistema.

Não são apenas o consumo de animais que devemos aborda, um outro grande problema são as fontes de alimento para estes animais, principalmente, o gado. Estima-se que para o gado pastar é necessário 900 litros de agua por hectare para 20 cabecas de gado poderem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com