TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia da população

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA DA UNIDADE III

Questão 01. “Podemos afirmar que o Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Canadá”. A partir dessa afirmação posso concluir que o Brasil é um país com alta densidade demográfica? Justifique a sua resposta.

R: Não. Apesar do grande número de habitantes, nosso país não possui um alto índice de densidade demográfica, visto que esta é relacionada ao cálculo entre número de habitantes por km², e o Brasil possui uma imensa extensão territorial: 8 515 767,049 km². Ou seja, o numero de habitantes (202 768 562) é pequeno se relacionado ao tamanho do país.

Questão 02. Diferencie ‘densidade demográfica’ de ‘distribuição populacional’.

R: Densidade demográfica é a medida pela qual temos a relação entre habitantes por área/superfície de um território em km². Já a distribuição populacional está relacionada à forma que a população se distribui de local para local. No Brasil, por exemplo, existe uma má distribuição entre as regiões, onde a maioria da população se concentra na região sudeste (uma das menores), devido a historia de colonização e recursos das regiões.

Questão 03. Diferencie ‘População absoluta’ de ‘população relativa’.

R: A população absoluta refere-se ao número total de pessoas em uma área. No Brasil existem 202 768 562 de habitantes, compondo a população absoluta da nação, que corresponde a 3% da população mundial. Já a população relativa corresponde ao número de habitantes por área em quilômetros quadrados, também denominada de densidade demográfica (ou seja, cálculo de habitantes por km²).

Questão 04. Ao estudarmos Taxas de Natalidade e de Longevidade é necessário buscar a compreensão desses “índices situados no interior de sua relação com outros fenômenos sociais que explicam melhor os dados obtidos”. Nesse sentido, a redução da Taxa de Natalidade brasileira, verificada nos últimos trinta anos, pode estar associada a que processos internos econômicos, político e cultural da sociedade?

R: A redução da taxa de natalidade está associada a evoluções ocorridas nas condições socioeconômicas e políticas dos brasileiros, visto que apontam para a melhoria nas condições de renda, trabalho, alimentação, saúde, bem como ao acesso à educação e à informação, que permitem maior conhecimento e consciência sobre planejamento familiar. Do mesmo jeito, o aumento na taxa de longevidade reflete melhorias na política social do país, como em questões de aposentadoria, assistência médica entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com