TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia No Estudo Da Geografia- Meteoritos

Trabalho Escolar: Geologia No Estudo Da Geografia- Meteoritos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  279 Visualizações

1) Os meteoritos são fragmentos de matéria sólida, corpos metálicos ou rochosos, provenientes de espaços inter-planetários. Os mesmos são importantes na formação do Planeta Terra. Apenas os meteoritos maiores conseguem atingir a superfície do nosso planeta.

Os meteoritos popularmente conhecidos como estrelas cadentes podem ser considerados como resto da sucata especial da qual se originou nosso planeta.

Sim, justifico a presença dos Campos Lindos, no Tocantis, próximo à divisa com o Maranhão, erguem-se três três cadeias de serras concêntricas, com formato quase circular. Conhecido como serra da Cangalha, esse conjunto de montanhas que alcançam cerca de 400 metros de altura foi criado há cerca de 250 milhões de anos pelo impacto de um meteorito. As serras formam o que os geólogos chamam de cratera de impacto. Elas estão, na realidade, no interior de uma cratera com 13,7 quilômetros de diâmetro, que só pode ser observada em um sobrevoo na região ou a partir do espaço.

O geofísico Marcos Alberto Vasconcelos coletou amostras de rochas que preservam tanto registros macroscópicos quanto microscópicos do impacto de um corpo celeste por ali (Journal of South American Earth Sciences, agosto 2013). Segundo Crósta, algumas das amostras indicam que essas rochas, hoje expostas nas regiões mais superficiais da Terra, se formaram a pressões altíssimas de até 10 gigapascais. Pressões tão elevadas só ocorrem nesses choques ou em regiões profundas do planeta, a centenas de quilômetros abaixo da superfície.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com