TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFRAN - UNIVERSIDADE DE FRANCA

Nome: Eduardo dos Santos Rossi – RGM: 1330999

Curso: Geografia

Disciplina: Geopolítica

Semestre: 3º               Turma: 1º F

PECULIARIDADES DO PENSAMENTO POLITICO BRASILEIRO

FRANCA

Novembro/2014

          

Com certeza esse é um tema muito complexo de se discutir, um tema com grande amplitude e extremamente importante para sociedade brasileira. Inicialmente quando analisamos esse pensamento politico o atrelamos a organização, sistematização, melhorias, tudo que possa sanar o fenômeno do viver em sociedade; o pensamento político brasileiro embora venha sendo muito pesquisado continua sendo um tema em permanente construção e reconstrução basta constatar seu desenvolvimento ao longo do tempo.

O pensamento politico brasileiro não pode ser simplesmente um conjunto de manifestações literárias sobre a politica, mais sim um tema que deve sempre ser colocado em pratica, pois ele pode influenciar muito as lideranças de nosso País.

O pensamento político é capaz de formular ou de discriminar na evolução política e

ideológica brasileira a existência de estilos, formas de pensar extraordinariamente persistentes no tempo e modos intelectuais de se relacionar com a realidade.

Não podemos deixar de mencionar problemas constantes e certos preconceitos ideológicos difíceis de destruir. Uma preocupação continua, ligada ao futuro do País,

é a preocupação com o atraso, a dependência, o subdesenvolvimento, qualquer nome que se dê à ausência de modernização. Por sua vez, uma prevenção ou preconceito quase intransponível está na maneira de conceber a vida política ideal, que seria uma sociedade sem conflito, uma política sem partidos, uma democracia sem povo.

Vejo como uma das maiores peculiaridades do pensamento politico brasileiro, tentar agregar o liberalismo, sem ser adequadamente liberal e manter uma estrutura hierárquica que exclui e desfavorece a alternativas democráticas; tenho uma estrutura formada, porém com muita flexibilidade e que remete a erros.

Por mais sistemático e coerente que um conjunto de ideias seja, seu desenvolvimento jamais é inteiramente imanente, mas sempre em resposta a problemas reais; ele não apenas se presta, dentro de certa margem de tolerância, a atualizações e reconstruções, como pode dar margem a diferentes políticas.

Sempre existiu e hoje com mais força, com mais poder, uma particularidade da politica cujo é a base para disseminar esse pensamento politico, que é a mídia; o poder de influencia é muito grande e vimos nas ultimas eleições presidências que isso é capaz.

Um Brasil divido por pensamentos, ideologias e objetivos totalmente distintos, com lideranças agressivas e que se mantém vivo por influenciar um povo com suas propostas de um convívio melhor para nossa sociedade que nunca é cumprido em sua totalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com