TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica

Resenha: Geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  245 Visualizações

GIGANTES DAS INDÚSTRIAS

EPOSÓDIO 2

PETRÓLEO

Neste episódio destaca-se bem o capitalismo, o petróleo e o poder.

O objetivo de um homem ganancioso que vivera nos EUA e que queria sempre vencer com o petróleo como sua fonte de riqueza.

Procurou assim os seus modos mais audaciosos para ser um líder do maior capital dos Estados Unidos e assim conseguindo através do petróleo mudar o mundo e se tornar uma potência mundial.

Embora um dos donos de uma das maiores redes ferroviárias quisesse montar um cartel sua proposta não foi aceita e com muito trabalho o líder do petróleo inventou e planejou um jeito que deu se a revolução do modo de se transportar o petróleo interligando tubulações de canos pelos estados próximos em que conseguir perfeitamente atingir onde outrora atingia a apenas com a ajuda dos trens das ferrovias.

Como o grande líder do petróleo conseguiu dar mais uma volta por cima com o uso das tubulações e isso contribuiu para os gigantes das ferrovias entrarem em declínio com a falta dos transportes do petróleo e sendo que ferrovias também movimentavam grande parte da economia de um país , deu se assim o Pânico de 1873 que foi uma grave depressão econômica de âmbito nacional que afetou os Estados Unidos da América e foi até o ano de 1877.

E deu se assim uma série de crises econômicas no século xix e início do século xx.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com