TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica

Seminário: Geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Seminário  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Geopolitica

1) Letra C - O abismo crescente entre as nações desenvolvidas e o mundo subdesenvolvido é uma das consequências mais plausíveis do processo de globalização em curso. Ele provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo crescente número de conflitos em diversas regiões do planeta e no crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.

2) Letra A –Vivemos em um mundo cheio de novas telecomunicações criadas através da informática, através disso podemos perceber o grande surgimento dos fluxos crescentes de informações em tempo real a facilidades de comunicações sociais e econômicas são enormes tudo isso dentro do chamado sistema on-line, por isso podemos dizer que estamos inseridos dentro de uma aldeia global, onde, através das novas mídias, milhões de indivíduos acabam tendo acesso a milhares de informações de todo o mundo e de diferentes assuntos ao mesmo tempo.

3) Letra E –. através de um estudo feito por Ratzel podemos dizer que o estudo da geografia política só vai se preocupar com o meio ambiente, desde que isso tenha relações com a vida política

4)Letra D - Podemos ver na obra de Ratzel o que foi a base teórica, filosófica e militar para a guerra franco-prussiana, colonização do mundo pelas potencias mundiais do século 20 e a primeira e segunda guerra mundial.

5) – Letra D - Essa resposta é a correta porque descreve corretamente as caracteristicas e ou/diferenças da geografia e geopolitica.

6) Letra C - as afirmações III e IV estão incorretas porque os paises do leste europeu não romperam com os EUA e a URSS não era comandada por planejamento burocratico.

7) Letra C - Essa alternativa é a correta pois em um mundo globalizado como o que vivemos tudo se torna um conjunto, não somente com fins comerciais, mas também politicos e socioculturais, como citado na resposta acima.

8) Letra B - A primeira e segunda guerras ocorreram devido á corrida pelo capitalismo e dominio mundial, como citado acima.

9) Letra D – A resposta não está correta porque o Eixo era formado por Alemanha, Itália e Japão.

10) Letra E - Com a Segunda Revolução Industrial, os países industrializados produziam mais do que utilizavam internamente, por isso foi necessário buscar novos mercados para escoar essa produção excedente.

11)Letra C - Todas as alternativas estão corretas pois todas elas descrevem caracteristicas pré ou pós Guerra Fria.

12) Letra C - Essa é a resposta correta, pois os blocos economicos não impedem a interação global, e sim, contribui para que isso ocorra.

13) Letra D - Essa é a resposta correta pois o Chile não integra o Pacto Andino e o Mercosul não é formado por todos os paises da America do sul apenas Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e a Venezuela, que esta em processo de adesão.

14) Letra B - Resposta correta pois identifica corretamente os paises participantes do mercosul, inclusive a venezuela, que esta em adesão ainda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com