TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica

Monografias: Geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  7.675 Palavras (31 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 31

 Prof. Luís Fernando (Tigrão) - Geografia Geral/Geopolítica – 2010.

REVISÃO 4: GEOPOLÍTICA CONTEMPORÂNEA: CONFLITOS E MEIO AMBIENTE.

1. (FUVEST) O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global que, por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado, resultam em discussões na Organização das Nações Unidas.

Considere as seguintes afirmações:

I. Povos primitivos precisam ser tutelados pela diplomacia internacional ou reprimidos por forças de nações desenvolvidas, para que conflitos locais ou regionais não perturbem o equilíbrio mundial.

II. Razões estratégicas, de localização geográfica, de orientação política ou de concentração de recursos naturais, fazem com que certas regiões ou países sejam alvo de interesses, preocupações e intervenções internacionais.

III. Diferenças étnicas, culturais, políticas ou religiosas, com raízes históricas, têm resultado em preconceito, desrespeito e segregação, gerando tensões que repercutem em conflitos existentes entre diferentes nações.

O envolvimento global em conflitos regionais é, corretamente, explicado em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

2. (PUC-RS)

Existe correlação adequada entre a área e a respectiva característica em

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) I, III e IV.

3. (PUC-SP) O atentado ao World Trade Center, nos EUA, multiplicou, na imprensa brasileira, as caracterizações de grupos terroristas. Eis algumas delas:

1. AL QAEDA: seguidores de Osama Bin Laden, que lutam pela expansão do Islã e contra invasores não-islâmicos da península arábica. Embora tenham recebido ajuda dos EUA no passado, identificam os americanos como inimigos, entre outras razões, pelo apoio ao Estado de Israel.

2. ETA (Pátria Basca e Liberdade): grupo fundado em 1959, que luta pela transformação do País Basco em Estado independente. Ocupa áreas do norte da Espanha e sul da França.

3. HAMAS (Movimento da Resistência Islâmica): um dos principais grupos contrários à existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre árabes e israelenses.

4. IRA (Exército Republicano Irlandês): organização católica da Irlanda do Norte (Ulster), que luta para que a região se una à República da Irlanda (Eire), o que contraria os protestantes (60% da população), que desejam a permanência da subordinação à Grã-Bretanha.

Supondo tais informações como corretas e admitindo a veracidade das ações atribuídas aos grupos descritos, podemos afirmar que

a) apenas o IRA e o HAMAS executam ações terroristas locais, visto que suas reivindicações são particulares, contra governos locais específicos e, por isso, eles não identificam inimigos externos.

b) a ETA tem suas ações circunscritas à escala nacional, visando apenas a um novo desenho geopolítico em sua região geográfica, enquanto à AL QAEDA atribuem-se objetivos difusos e responsabilidade por atentados em escala global.

c) tanto a AL QAEDA quanto o HAMAS e a ETA lutam por reivindicações clássicas do jogo geopolítico, quais sejam: a conquista de territórios e independência para formar novos estados nacionais.

d) HAMAS e a AL QAEDA são organizações islâmicas que se constituem como inimigas dos EUA e Israel em função de sua ideologia comunista e radicalmente anticapitalistas.

e) tanto o IRA quanto a ETA estão engendrando ações em colaboração com os grupos terroristas islâmicos, visando a uma unificação global das redes terroristas, o que as tornaria organizações mais poderosas.

4. (UFSM) Uma das manchetes a seguir NÃO poderia ocorrer, devido ao absurdo da afirmação feita. Assinale-a.

a) Tensão! Fortes abalos sísmicos, vinculados à movimentação entre placas tectônicas, poderão devastar novamente a cidade da Guatemala.

b) Perigo! Ventos com até 300 km/h poderão atingir a região do Caribe. Teme-se que o furacão tropical possa provocar grandes destruições.

c) Violência! Aos gritos de "Pátria Basca e Liberdade!", terroristas do IRA, contrariando acordo de paz, atacam grupo de protestantes em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

d) Catástrofe! Monções de verão provocam fortes inundações na península da Indochina, deixando milhares de desabrigados.

e) Tragédia! Tentativa fracassada de independência da Tchetchênia, ponto estratégico no transporte de petróleo na região do Cáucaso, deixa milhares de vítimas.

5. Os países assinalados com a cor negra apresentam em comum:

a) elevado número de refugiados - indivíduos ou grupos que estão fora de seu território em razão de perseguição política, racial, étnica ou religiosa.

b) elevação do Índice de Desenvolvimento Humano em face da progressiva melhoria das condições de vida de suas populações nos últimos anos.

c) presença de bases militares dos EUA em seus territórios, ainda como reflexo da política norte-americana dos anos 60 e 70, de contenção do avanço comunista.

d) altas taxas de natalidade, em função de aspectos religiosos e da ausência de políticas de planejamento familiar e controle da natalidade.

e) disponibilidade de reservas consideráveis de petróleo e gás natural, que têm propiciado melhorias nos saldos da balança comercial.

6. (ENEM) Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com