TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geoprocessamento

Seminário: Geoprocessamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Seminário  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido

1- O Geoprocessamento é um conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, manipulação e apresentação de informações espaciais voltados para um objetivo específico. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( V ) O sensoriamento remoto teve início em 1839, Daguerre e Niepce fizeram a primeira fotografia, e já em 1840, era recomendada o seu uso em levantamento topográficos;

(V ) O desenvolvimento do sensoriamento remoto aconteceu juntamente com a fotografia, para fins civis.

( V ) No Brasil, em 1940 uma missão estratégica realizou o levantamento fotográfico territorial.

( F ) A eficiência do Geoprocessamento está diretamente relacionada a eficiência do coletor dos dados.

( V ) O GPS é um aparelho receptor de sinais, capaz de captar o sinal de satélite em locais diversos.

2- Assinale a alternativa correta:

a) Um Datum é conhecido como uma superfície de referência, a partir de 1977, o IBGE estabeleceu o datum brasileiro a ser empregado em toda representação cartográfica seria o SAD 69.

b) O GPS é um sistema de rádio navegação, baseado em sistema de rádio navegação, baseado em satélites naturais, desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

c) O sistema de GPS possui 34 satélites em órbita, dos quais 31 estão em operação e os outros 3 são de reserva.

d) O GPS foi projetado para ser utilizado em qualquer lugar do globo e a qualquer momento exista pelo menos um satélite acima do plano do horizonte do observador.

e) O primeiro sistema de satélites utilizado foi o NAVSTAR-GPS que teve seus fundamentos idealizados com o objetivo de navegação.

3- O sistema de coordenadas é muito importante na determinação da referência geográfica utilizada, marque a alternativa incorreta: (1,0)

a) Para definirmos a posição de um ponto é necessário conhecer as coordenadas geográficas do mesmo, ou seja, a latitude e a longitude.

b) Cada paralelo fica localizado pela latitude (f) que é a distância angular existente entre o equador e o paralelo considerado, contado sobre o arco de meridiano. As latitudes variam de + 90° à –90°, são positivas ao norte do equador e negativas ao sul.

c) Cada meridiano fica localizado pela longitude (l) que é a distância angular existente entre o meridiano de Greenwich e o meridiano considerado, contado sobre o arco do Equador. As longitudes variam de +180° à -180°, são positivas à leste de Greenwich e negativas à oeste.

d) As altitudes fornecidas pelo sistema GPS são geodésicas, ou seja referenciadas ao elipsóide, mas em trabalhos de cartografia e engenharia utilizamos a altitude ortométrica.

e) As altitudes fornecidas pelo GPS são confiáveis, visto que sabemos a ondulação do geóide para a área na qual estamos trabalhando.

4- Conceitue sensoriamento remoto. Defina as facilidades deste sistema para a arquitetura.

Toda coleta de dados sobre um objeto ou fenômeno sem que ocorra contato direto. Para a arquitetura sua facilidade está em poder realizar o levantamento de uma área qualquer sem que se esteja presente e em um tempo bem reduzido.

5- Durante a captação de dados do projeto geoprocessado, é necessário ter atenção as configurações do GPS. Explique.

Deve-se saber a fidelidade da couraça do equipamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com